Poder SC 068 - Lummertz vem aí

Lummertz vem aí

A vitória do governador de São Paulo, João Doria, nas prévias do PSDB para à pré-candidatura tucana à presidência da República já deu o primeiro forte sinal em Santa Catarina. O ex-ministro do Turismo e atual secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Vinicius Lummertz, anunciou que quer entrar de vez na briga pela pré-candidatura tucana ao governo do Estado. Ele mesmo avisou que já entrou em contato com a presidente da sigla no Estado, deputada federal Geovania de Sá, para ingressar em uma disputa interna: até sugeriu prévias estaduais. Lummertz ensaiava uma participação na disputa tucana pelo governo do Estado, mas havia desconfiança quanto a seu nome. Boa parte da cúpula do partido apoia a candidatura do ex-deputado Gelson Merisio, enquanto outras lideranças querem a participação do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. Segundo Vinicius, Geovania vai convocar o partido para uma reunião nas próximas semanas a fim de definir os rumos. Vale lembrar que a cúpula do partido ligada a Merisio tinha preferência por Eduardo Leite, governador gaúcho, mas prometeu ajudar Doria se ele vencesse as prévias. Com Lummertz, o jogo muda: é o cabo eleitoral ideal para o governador paulista na busca pelo Planalto.


Não acabou

Deputado estadual Bruno Souza (Novo) usou as redes para denunciar que o governo Carlos Moisés refez a comissão interna que apura a responsabilidade administrativa pela compra dos 200 ventiladores por R$ 33 milhões. "É curioso porque houve operação investigando o caso, CPI na Assembleia Legislativa, denúncia do MPSC à justiça, mas o executivo não consegue concluir quais servidores devem ser penalizados pela aquisição criminosa. Isso é inadmissível", disse o deputado.


O parlamentar se refere à sindicância interna do governo, que ainda não produziu resultados sobre o caso. A comissão funcionou por oito meses a responsabilidade de sete servidores e não chegou a um relatório final. Sem poder prorrogar o prazo, criou-se uma nova comissão.


Depois do ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, o Podemos anunciou a filiação do também ex-ministro general Santos Cruz, que foi aliado de Bolsonaro nos primeiros meses de governo. A chegada indica uma tendência: frustrados com Bolsonaro já tem uma casa para ficar.



A Poder SC é uma coluna impressa semanal da Agência Adjori/SC de Jornalismo. Atualmente, a veiculação acontece em mais de 30 jornais associados em todas as microrregiões de Santa Catarina. A coluna traz conteúdos relevantes da política estadual e dos poderes constituídos.

Alguns jornais da lista de publicação:

A Semana (Curitibanos)

A Tribuna do Vale (Rio do Campo)

Cabeço Negro (Apiúna)

Correio dos Lagos (Anita Garibaldi)

Correio Francisquense (São Francisco do Sul)

Correio Otaciliense (Otacílio Costa)

Destaque Regional (São Lourenço do Oeste)

Diário de RioMafra (Mafra)

Diário do Planalto (Canoinhas)

Folha da Serra (Lages)

Folha de Itaiópolis (Itaiópolis)

Folha de Videira (Videira)

Folha do Oeste (São Miguel do Oeste)

Folha Regional (Tubarão)

Gazeta do Vale (Balneário Arroio do Silva)

Imprensa do Povo (Pinhalzinho)

Informe (Caçador)

Jornal Cidadela (Joaçaba)

Jornal da Fronteira (Dionísio Cerqueira)

Jornal do Sul (Turvo)

Jornal Metas (Gaspar)

Jornal Nortesul (Passo de Torres)

Jornal Novoeste (Maravilha)

Nosso Rincão (Balneário Rincão)

Notícia do Litoral (Bombinhas)

O Celeiro (Campos Novos)

O Falcão (Abelardo Luz)

O Momento (Lages)

Sul Catarinense (Balneário Gaivota)

Testo Notícias (Pomerode)

Tribuna SC (Braço do Norte)

Vale do Norte (Ibirama)




logo_rodape.png

Rua Adolfo Melo, 38 - Sala 902 - Centro | Florianópolis-SC | CEP: 88015-090 |
(48) 3298-7979 | jornalismo@adjorisc.com.br