ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
Zuquelo.png

Iluminação pública


(Foto: Divulgação) /

A iluminação pública em nossa cidade é assunto recorrente, em vista das positivas alterações verificadas nos últimos tempos e que merecem reconhecimento de toda a gente, bem assim por novas demandas que deverão ser avaliadas pelo Poder Público.

  Após reivindicações e queixas, a Administração municipal implantou a iluminação da parte urbana do município junto à BR 470, serviço que melhorou sobremaneira a vida das pessoas que utilizam aquele espaço à noite, que se sentem protegidas pela iluminação, bem como trouxe uma nova visão da cidade para os transeuntes da rodovia.

  Houve ainda melhoramentos da iluminação no centro da cidade e também nos bairros, contribuindo eficazmente para a segurança da população, além de embelezar os logradouros e os imóveis beneficiados pela iluminação renovada.

  Resta a implementação de outra reivindicação nessa área, que é a iluminação da rodovia Ulisses Gaboardi, no trecho entre o Pinheiro Tênis Clube e a Universidade Federal de Santa Catarina. Com a implantação da UFSC, todo aquele trajeto até a cidade tende a urbanizar-se, com o desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, que acarretam um fluxo crescente de pessoas.

  Ademais, mesmo que a Universidade não desenvolva atividades noturnas, existe um deslocamento de acadêmicos no período noturno, até em razão de o restaurante universitário situar-se no centro da cidade, sendo que um número razoável de alunos reside próximo ao campi e se desloca até o centro à noite.

  Por estas e outras razões, parece bastante apropriada a iluminação pública no referido trecho, que irá também contribuir para o desenvolvimento daquela região.

  Quanto à iluminação da cidade, em meio a diversos registros positivos, verifica-se a deficiência da manutenção do serviço, permanecendo lâmpadas queimadas por longos períodos, inexistindo, ao que se percebe, pessoas responsáveis pela identificação de pontos falhos da iluminação para a necessária reposição de lâmpadas danificadas, atuando o serviço de manutenção a partir de solicitações dos consumidores.

  Após as últimas chuvas com ventos fortes, um número expressivo de postes estão às escuras, havendo ruas em que vários pontos de iluminação acham-se desativados em sequência, com riscos para a segurança dos moradores e das pessoas que por ali transitam, especialmente a pé.

  Necessário que a Administração se conscientize de que, uma vez cobrado o serviço da população, é obrigação do Poder Público a sua manutenção, independentemente do aviso/reclamação dos usuários, cabendo-lhe destacar servidores com jornada de trabalho diferenciada para verificação noturna das irregularidades do sistema de iluminação e a imediata sanação. Com isso, a iluminação urbana estará sempre em ordem, servindo a população, e digna de elogios.


Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711