38 anos.png
38 anos.png
  
Zuquelo.png
OPINIÃO

Ainda a Covid-19

Necessária disciplina nos cuidados de saúde

Por Elton Zuquelo


(Foto: Divulgação)

Quando todos pensavam que a pandemia estava arrefecendo, com a queda de infecções que se apresentou, eis que a taxa de transmissão do vírus voltou galopante. Durante esta semana, o Brasil registrou o maior número de contaminações desde maio, superando a casa dos seis milhões de casos.

Alguns afirmam tratar-se da segunda onda do vírus, enquanto outros defendem ser o afrouxamento das medidas de segurança para prevenção da contaminação. É inegável que, tão logo passou a ocorrer a flexibilização do afastamento social, muita gente passou a reunir-se e a dispensar a máscara, situação que parece bem explicar o grave momento atual.

Após longos meses de restrições, de indefinições e de temores, necessária a maturidade para a manutenção do estado de alerta, evitando-se aglomerações. Talvez a campanha eleitoral também tenha contribuído para o atual estado de coisas, tendo em vista a grande circulação de pessoas, apertos de mão e abraços.

Enfim que a situação grave aí está, registrando-se todos os dias números importantes de novos contaminados, que requerem atenção das autoridades de saúde para que o vírus não evolua para complicações graves, bem como que esses pacientes permaneçam em severa quarentena.

Mais do que nunca se faz necessária a conscientização da população para a manutenção dos cuidados. Verifica-se o grande engano no retorno das atividades de lazer, nas praias lotadas e etc.

Enquanto isso a economia sofre, mesmo sem cogitar-se de novo fechamento geral. Os aumentos de preços são expressivos, especialmente no setor de alimentação, o que repercute ainda mais negativamente para as pessoas de baixa renda.

Necessária disciplina nos cuidados de saúde e bom ânimo para vencer o momento atual de adversidade, com a consciência de que a vida não mais será a mesma. Se tudo tem um fim útil no universo, esses acontecimentos também haverão de ter sua finalidade a benefício da humanidade, promovendo transformações positivas em nosso mundo.

É a esperada regeneração da humanidade, que deverá ocorrer neste terceiro milênio, estabelecendo-se o primado da fraternidade, com a predominância do bem.

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711