ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
ARMADILHAS DA LÍNGUA

Presença é ser e estar presente

Kátia Zílio


(Foto: Eduardo Monteiro/Rosane Moura Eventos) /

Sabe, leitor, ao ver as fotos e sorrisos (autênticos e merecidos) da equipe do A Semana por ocasião do Prêmio ADJORI, fiquei refletindo sobre a presença...

De acordo com os dicionários, PRESENÇA é um substantivo feminino que indica que algo ou alguém existe, está em algum lugar.

Reflito sobre presença para além do dicionário. Quero pensar o que nos faz estar presente em algum lugar. A presença não se resume a uma forma física que se instala em algum lugar físico. Como assim, diria, você leitor?

Quando dizemos "estava presente no evento" e "marcou presença no evento" podemos perceber que indicam diferentes formas de estar em algum lugar. Talvez a primeira expressão pode inferir que alguém ou alguma coisa (empresa, por exemplo) somente estava no evento, mas o fato de marcar a presença pode indicar que estava presente e se fez ver.

A língua é mesmo maravilhosa... A presença da linguagem nos faz perceber que somos discurso... Falamos e dizemos de formas diferentes o que queremos significar.

Mas afinal o que motivou este texto?

Certamente foi a presença da equipe do A SEMANA no Prêmio ADJORI , pois não foi apenas para marcar presença, serem vistos. A equipe do AS foi presença marcante e inspiradora para outros jornais e para nós, curitibanenses.

É na presença firme e delicada, autêntica e competente e, principalmente, na presença de ser feliz com o que faz... Esse segredo que se revela no sorriso que as fotos estampam...

Estar presente, ser presente é ser presença de força de foco e de vida, assim como o foi a equipe do AS.

Que sejamos presença inspiradora para outros, que sejamos vida e oportunidade para o lugar onde vivemos. Que sejamos linguagem pura e acolhedora... Sem armadilhas


Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711