ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
CONEXÃO

Imigrantes


(Foto: Sulisia Westphal) /

Em plena sexta-feira à tarde, quatro gerações reunidas se emocionaram diante da IV Mostra Cultural dos 5ºs Anos, do Colégio Menino Jesus de Florianópolis, com o tema Etnias que migraram para Santa Catarina.

Ao receber o convite veio a recomendação: Precisa chegar no horário porque o início é imperdível. E foi. Com certeza em Floripa a locomoção nas sextas-feiras à tarde é desafiadora pelos congestionamentos. Outro detalhe é a falta de estacionamento. Assim, chamar um UBER é a alternativa assertiva.

Chegando ao evento todos recebiam um lencinho branco para acenar, e os que estavam sentados nas primeiras fileiras balançavam um longo tecido em tons de azul representando o movimento do mar.

Ao som do "Tormento D'Amor" tema da novela Terra Nostra 1999/2000, adentravam os simbólicos "cinco navios nomeados" conduzidos pelos estudantes devidamente caracterizados como Poloneses, Japoneses, Alemães, Portugueses e Italianos, que em movimentos coordenados simulavam a tristeza, o medo, a coragem do povo que veio de longe em busca de uma nova Terra (no balanço do mar).

Em seguida os convidados se dirigiam ao anfiteatro onde cada grupo se apresentou de maneira quase indescritível pela abordagem repleta de detalhes variadíssimos, pela qualidade intelectual, pela criatividade unindo as tecnologias e o humano infantil, pela desenvoltura oportunizando as diferentes habilidades da turma, mais a segurança demonstrando muitos ensaios. Ainda elogios para o som e a iluminação do ambiente valorizando cada apresentação. O trabalho dos bastidores foi surpreendente. Nenhuma falha técnica. Muitos aplausos e emoções incontidas, uma vez que cada etnia foi contemplada desde sua origem até os dias atuais.

(Foto: Sulisia Weestphal) /

Um destaque é que cada apresentação foi o resultado de três meses de pesquisas, de organização, de escolhas, do resultando e culminância das apresentações propriamente ditas. Percebeu-se o trabalho coletivo, a criatividade, a inovação e a riqueza que cada grupo encontrou para trazer esta reverente "História de nossos Antepassados. Muitas curiosidades, atualidades e personalidades emergiram nas pesquisas.

A oralidade, a memorização de alguns, o desempenho teatral de outros foi, a praticidade e a interação no palco merecem estas palavras por aqui.

Como passei mais de duas décadas à frente de organizações de eventos similares além de me emocionar diante de tanta beleza nas várias áreas, pude bem avaliar tamanho êxito coletivo.

Que muitos eventos deste porte continuem perpetuando.

Que bela forma de tocar quatro gerações, ou talvez cinco, em suas profundas raízes, valorizando seus antepassados. Dialogando e remexendo sentimentos... Emergindo aplausos e gratidão. Reconhecimento.

Parabéns Equipe Colégio Menino Jesus.

Parabéns, Yasmin, nossa "Bela Portuguesa", que arrasou cantando "A Ratoeira"- tradição açoriana.

(Foto: Divulgação) /



Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711