37 anos.png
37 anos.png
  
OPINIÃO

Surpresa no portão

Presente motivador na busca por ampliar a adesão a coleta seletiva.

Por Sulisia Westphal


(Foto: Divulgação) /

Em uma manhã de sábado, em plena pandemia você olha no portão e acha muito estranho uma calça jeans dependurada para o lado de dentro...

Aproxima-se desconfiado percebe que é uma sacola reutilizável com o símbolo da prefeitura como apoiadora. Assim, abre encontra frutas ( banana, laranja, caqui e vergamota), legumes (batata, tomate e cenoura), e um recado das famílias coletoras do material reciclável elogiando pela coleta de lixo seco limpo e organizado, motivando a continuar colaborando separando o lixo.

Praia do Ervino

São Francisco do Sul. Fiquei impactada diante da criatividade na Semana de Conscientização do Meio Ambiente. Descobri que se trata de uma iniciativa através dos coletores de Material Reciclável na citada praia, fazendo parte de um Projeto da Prefeitura, que passa semanalmente com um caminhão sonoro recolhendo o material na frente das residências. Neste dia, onde encontravam o material presenteavam com a sacola.

Pesquisa

Segundo dados pesquisados constatei que enquanto, fora de temporada, semanalmente a Prefeitura de São Franciscodo Sul recolhe 1.283 toneladas de lixo úmido ( cozinha e banheiro) e apenas 73 toneladas de lixo seco. O que justifica o Projeto.

Destino

O Material Reciclável é destinado a famílias que segregam o material, que por sua vez,é uma renda familiar trazendo bnefício para o meio.

Sacola reutilizável

Fica o presente motivador na busca por ampliar a adesão de moradores na coleta seletiva.

Acredito cada vez mais que uma ideia aqui ou acolá pode promover muita outras! Que tal surpreender alguém com algo parecido?! Ou reutilizar partes de uma calça jeans descartável transformando em sacola?


Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711