37 anos.png
37 anos.png
  
OPINIÃO

Covid positivo

O Fique em casa'foi cumprido à risca.

Por Sulisia Westphal


(Foto: Amanda Román)/

Por questões familiares você acompanha seu marido e a enteada e vai fazer o teste do Coronavírus. Para sua surpresa só o seu teste dá positivo. E você, impactada não compreende o resultado uma vez que acredita ter tomado todos os cuidados preventivos: o " Fique em casa" foi cumprido à risca. Só saiu para o supermercado e a farmácia. Mas o quadro exige que todos que estão próximos realizem o teste.Todos negativos. Ufa!

Positivo assintomática

E agora? Primeiro agradecer que o quadro não é para internação. Em segundo lugar, como articular uma casa onde tem uma adolescente e dois filhos pequenos para os cuidados necessários exigidos para um isolamento adequado?

Uma pergunta que não quer calar

_ Onde foi que eu peguei? O tempo todo com máscara e álcool gel... E, quantos assintomáticos circulam por aí sem saber que estão espalhando o vírus...

O Reduto

O quarto passou a ser o ambiente dos catorze dias de confinamento. Tudo esterelizado. De repente um susto: Acordar com mal estar, dificuldade em respirar, dores nos pulmões. Após radiografia, pulmões limpos, oxìmetro, medidor de febre e de pressão, protetor facial, medicamentos.

Difícil

A compreensão das crianças pequenas de que não podem se aproximar da mãe é muito complicado para ambas. Muito parecido também é para as avós por não poderem oferecer o suporte habitual. Um pouco amenizado pela adolescente, a irmã mais velha. Mas conciliar as aulas remotas mais o manejo da Mãe, dos irmãos e da casa, com certeza foram desafiadores e elogiáveis.

Repetir o teste

Mais um positivo foi desanimador. Mais sete dias na mesma rotina. A contagem regressiva parece insustentável... Finalmente o teste negativo.

Decepção

Quando tudo já passou e você pode andar livremente sem medo de contagiar a pergunta que mais se ouve não é "Como você está? Como foi para você? Como se articulou?"A pergunta mais frequente é: Como você pegou?

Balanço

Quando você é assintomática você não consegue fazer o teste pelo seu Plano de Saúde, nem passa por uma triagem. Assim, são no mínimo cerca de dez testes, (você, seus familiares e pesssoas próximas), sem contar a aquisição de todos os acessórios. Pois uma vez positivado, diante de qualquer sintoma precisa se aligeirar para o atendimento. Ou seja, além dos testes, utilizar o oxímetro, o medidor de febre e de pressão passam a ser indispensáveis.Prepare o bolso!

Cuide-se. Fique em casa. Máscaras, álcool gel sempre. Tudo pela vida!


Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711