37 anos.png
37 anos.png
  
OPINIÃO

Burilando

Era o açúcar que não aderia ao ovo batido...

Por Sulísia Westphal Román


(Imagem: Arquivo Pessoal) /

São tantas horas diante de uma tela. Horas em teletrabalho. Horas muito diferentes do que estar diante de uma tela para assistir uma série, um filme, uma live de seu artista favorito...

Quatro reuniões

Foi minha primeira quinta-feira, desde os tempos em Educação Remota que coincidiram quatro reuniões em um mesmo dia. Duas eram formações, e, como os temas são essenciais por abordarem a utilização das ferramentas Google, são encontros imperdíveis. Essas agendadas para a duração de duas horas, porém sempre ultrapassam. A terceira era com um profissional da Escola e a equipe pedagógica sobre a devolutiva de um questionário enviado aos pais sobre o trabalho desenvolvido até aqui. Reuniões em que participo com todos os professores que tem algum estudante da Educação Especial. A quarta, agendada com muita antecedência para as 20 horas, foi o primeiro encontro das famílias da Educação Especial e seus filhos para a primeira interação virtual em grupo.

O episódio

Assim, após as 18 horas, resolvi marcar presença em casa e me propus a fazer um bife tradicional na família, à milanesa, que requer uma série de detalhes. Entre eles, ao passar a última camada de farinha de pão, amassá-lo bem para criar umas "ondinhas" na hora da fritura.

De repente, fui surpreendida por uma reação estranha: a última camada, a da farinha de pão umedecia e eu voltava a repetir o processo. Muito estranho! E eu, ainda com a mente processando as informações até ali, e com certa pressão pela hora do próximo compromisso não entendia o que podia estar causando o estranhamento.

Queridos! Em tempos de pandemia você é capaz de confundir um pacote já aberto de farinha de pão com ... Pasmem! Acúcar demerara! A mesma quantidade, embalagem similar, no mesmo local dentro do armário, exatamente da mesma cor, porém com diferente textura... Era o açúcar que não aderia ao ovo batido... Impactei.

Por que trouxe?

Porque em tempo tão diferente também conseguimos estar acelerados e nos tornamos imperceptíveis para muitos detalhes. Aqui, apenas ingredientes. Mas quantos detalhes importantes devem estar ficando ofuscados em nossos relacionamentos.

Dica

Vamos investir tempo em detectá-los e assim, poder tentar burilar, aperfeiçoar, refinar nossos relacionamentos que muitas vezes nos equivocam. Podemos estar perto e, ao mesmo tempo distantes. E vice-versa. Bons reparos enquanto há tempo.

Ah! O bife saiu muito gostoso após o diagnóstico. E o encontro das 20 horas foi um sucesso.

Boa Semana!


Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711