37 anos.png
37 anos.png
  
OPINIÃO

Episódios em trabalho remoto

Cuide de você. Amenize seu coração apertado.

Por Sulísia Westphal Román


(Foto: arquivo pessoal)/

"Coração cada vez mais apertado para ver um mundo diferente das notícias repetidas da televisão".

Enquanto isso, acreditando que o tempo, o semestre, o ano estão acelerados vamos aglutinando experiências enquadradas no contexto.

As escolas, os parques de diversão, os balanços, os escorregadores, entre tantos outros detalhes infantis continuam inativos. As crianças, os adolescentes e os adultos cada vez mais impacientes, mais intolerantes, pois a dosagem armazenada, gradualmente está se esvaindo.

Em educação remota, mais precisamente em teletrabalho, as reuniões e formações vão ocupando muito de nosso habitual tempo dedicado ao profissional. Vamos nos aperfeiçoando, nos reinventando, e após várias testagens diante do novo que já não é mais tão novo, muitas articulações necessárias vão ficando pelo caminho e novas estratégias obrigatoriamente embarcam em nossa vida na tentativa de correspondermos às responsabilidades e comprometimento envolvidos e nos mantermos saudáveis.

Assim, coisas inacreditáveis merecem atenção: Caso você seja daquelas com tempo diário limitado e quer multiplicar àquele espaço entre uma reunião e outra, e pretende fazer àquele gostoso "Molho de baunilha/ovos nevados", uma das sobremesas favoritas de minha neta, atenção!

No momento da expectativa da fervura, diante do fogão, passa a ser extremamente proibido desviar os olhos da panela. Foi um único vacilo na finalização da gulodice, e uma bobeira de minutinhos na execução de uma tarefa paralela, e... Àquela sensação impensada. Quando voltei meus olhos para o fogão, a parte de inox estava oculta. As bocas simplesmente ficaram submersas/ilhadas no amarelo do molho. Detalhe: Havia recém concluído uma limpeza generalizada: estava cozinhando com o brilho do mesmo.

Reações

Tremi dos pés à cabeça pela falta de sorte. Além da perda do doce, quanto tempo levaria para recuperar a limpeza e o brilho anterior? Eu não tinha esse tempo. Gritar? Chorar? Estou em treinamento diário para conseguir manter a calma, a alegria, a gratidão e ser produtiva ao mesmo tempo.

Aprendizado

Aprendi que terei que reorganizar meu tempo e espaço e permanecer no quase impossível: realizar somente uma atividade por vez.

Quando estava em busca de uma imagem para representar o episódio encontrei dois truques para não chorar pelo "leite derramado?

Você sabia que uma colher de pau colocada sobre uma panela, apoiada na borda, com o líquido já fervendo vai impedir que você sofra com uma circunstância parecida?

Ou que basta um pires de porcelana virado para baixo no fundo da panela, que é capaz de regular a ebulição permitindo que o líquido ferva uniformemente e sem causar aquele estrago no fogão? (https://blog.tudogostoso.com.br/dicas-de-cozinha/como-evitar-que-o-leite-transborde/

Alerta:

Cuide de você. Amenize seu coração apertado. Respire, faça atividades físicas, mas principalmente dê a você mesma um tempo para fazer sua atividade favorita.

Boa semana.


Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711