37 anos.png
37 anos.png
  
OPINIÃO

Amigurumis


(Foto: Divulgação) /

Uma palavra desconhecida até poucos dias. Você sabe quem são? Com certeza já avistou em alguma loja ou fotografia. Estão em alta.

Amigurumi é uma técnica artesanal de origem japonesa e que quer dizer "bichinho de pelúcia de crochê". Vem da palavra ami, que quer dizer tricô ou malha e nuigurumi, que significa bichos de pelúcia. Ficaram muito conhecidos e divulgados como decoração infantil, mais especificamente nos quartos e nas fotos de recém-nascidos.

Recentemente soube de uma ação fantástica, Projeto Amis do Pantanal - união de 12 artesãs, de pontos diferentes do Brasil, tecendo animais nada comuns habitualmente, que são os animais do Pantanal. Entre eles, uma onça-pintada em posição de ataque, da estudante Mayara Prado, Sorocaba - SP, da área de ciências biológicas e artesã, que deu início ao Projeto.

Cada vez que ela assistia às reportagens sobre as queimadas no Pantanal ficava inconformada com tudo que está acontecendo, por estar distante e, a princípio, sem poder ajudar. Uma reportagem em que empresas enviavam doações para ajudar nos socorros dos animais que fez nascer a ideia de tecer onça-pintada (EVA).


(Foto: Divulgação) /

Na verdade, não está a venda, mas o que disponibiliza é o tutorial / a receita de como tecê-la. Lançou a ideia e rapidamente obteve várias propostas, de diferentes estados, o que uniu doze artesãos.

Objetivo: Confeccionar AMIGURUMIS/ bichos do Pantanal, atingidos pelas devastadoras queimadas, nada comuns entre os bichinhos de crochê geralmente confeccionados e, deixam bastante esclarecido de que estes não são vendidos, mas a receita/tutorial de como fazê-los é o que está à venda e já mobilizou um montante inacreditável. Em poucas semanas.

Objetivo: Apoio às cinco ONGS que se dedicam a preservação dos animais do Pantanal e agora, prestando socorro aos sobreviventes e fugitivos das chamas.

Entre eles estão, além da onça-pintada, capivaras, tamanduá, arara-azul, jacaré do papo amarelo, anta, tuiuiú, tatu-canastra, sucuri amarela, entre outros.

Livro virtual

Além dos tutoriais individuais dos bichinhos, colocaram à venda um e-book que ensina a confeccioná-los. O que está tendo uma repercussão e adesão surpreendentes.

Mais uma forma concreta de que ideias podem gerar ajuda a distância. Parabéns a todos os envolvidos no Projeto. Que muitos outros venham.

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711