ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
Renato.png

22 Março 2019 10:32:00

Tampinhas do bem

(Foto: Kalyane Alves) /

Continua forte em Curitibanos a coleta de tampinhas plásticas com o objetivo de arrecadar recursos para?a castração de animais de rua. Durante a semana, a vice-presidente da Associação Seicho-no-ie de Curitibanos Ivete Sonda entregou, na Redação do Jornal "A Semana", grande volume arrecadado pelos integrantes da instituição. Assim, aos poucos, toda comunidade curitibanense vem contribuindo de alguma forma para encontrar a solução mais adequada aos animais abandonados. A campanha segue... 

No Ortigão II

Banheiros usáveis (vândalos foram vencidos), seguranças no acesso às arquibancadas, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros sempre presentes. Falta, para completar uma praça esportiva perfeita, que pelo menos uma das arquibancadas tenha cobertura, protegendo os frequentadores da interpérie. Uma das opções de lazer das famílias curitibanenses é o esporte amador, que sempre tem registrado um ótimo público no estádio e nos ginásios. Segundo soube, o projeto da cobertura está sendo estudado com muito carinho e já foi encaminhado a deputados na busca por recursos estaduais ou federais. 

Acervo Mundial

Tenho vários exemplares de jornais que circulam pelo mundo. Nesta semana, recebi edições do Clarin, La Nacion e Perfil, da Argentina. A jornalista Claudia Sena, de São Cristóvão do Sul, passando alguns dias em Buenos Aires, acompanhando a candidata a Miss América Mirim, tirou um tempinho e comprou os periódicos. Um presentão para nossa Redação. Sempre muito obrigado pela tua dedicação! 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


15 Março 2019 14:46:00


(Foto: Renato Westphal)/

No gramado

Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal! No último fim de semana, Davi Galiza, com seu uniforme do Vasco, trocando alguns chutes com os atletas da Copa Curitibanos, no estádio do Ortigão, antes do início da rodada.   

Peneirão do Flamengo 

Atenção, boleiros com idade entre 10 a 15 anos. O Núcleo Oficial de Captação do Clube de Regatas do Flamengo do Rio de Janeiro estará realizando um peneirão, na sede dos Veteranos da Agafi, no próximo dia 31 de março. Nelson Kuroki e equipe estão dando excelente oportunidade para atletas jovens terem acesso ao mundo do futebol. Inscrições gratuitas. Para saber como se inscrever, veja matéria na página 18, nesta edição.

No escuro

Parte dos postes que dão segurança aos motoristas e pedestres que passam pela BR-470, perímetro urbano de Curitibanos, está desligada. Os postes a partir do acesso ao depósito de gás, sentido ao trevo da Berneck, estão com as lâmpadas apagadas. Dica para o setor de Obras da Prefeitura de Curitibanos fazer a religação.

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.




08 Março 2019 15:26:00

Chegou lá! 

Neste fim de semana, todas as atenções são para as formandas de Pedagogia da UnC. Entre elas, Franciéli Ribeiro dos Santos, que há mais de dez anos faz parte da equipe do Jornal "A Semana", no setor de Assinaturas. Persistência, dedicação e comprometimento foram as palavras que encontrei para que a Franzinha chegasse lá. Parabéns! Todos aqui da Redação orgulhosos pela sua conquista universitária. 

Política 

O que se nota em Curitibanos, nestes primeiros meses de 2019, na área política, são as composições dos partidos, com pequenas siglas mobilizando-se e atraindo para seus diretórios, nomes novos, jovens empresários, profissionais liberais, que deverão se colocar à disposição para concorrer aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito. O que se tem visto, também, são lideranças políticas já conhecidas trocando de "ninho", certamente, apostando nesses novos partidos. 

Novas caras

Como acontece a cada semestre, já estão circulando pela cidade novas caras, jovens universitários que iniciam os estudos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Curitibanos. A população universitária já é responsável por grande movimentação econômica do município. As aulas iniciam nesta segunda-feira (11). Sejam bem-vindos! 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


OPINIÃO
01 Março 2019 15:16:00

Torneio de tranca

(Foto: Divulgação) 

O tradicional Torneio de Tranca da família Watanabe, que está na sua 11a edição, foi realizado no último fim de semana em Curitibanos. Este ano, 15 duplas inscritas na busca pelo tão desejado troféu. A dupla Kaoru Haramoto e Waldson Watanabe levantou o troféu de campeão. Vice-campeão, Rosa Watanabe e Christian Ortiz; 3o lugar para Atecir Guidi e Renan Haramoto (foto). Este ano, foi lembrada também a dupla última colocada, que foi Sueji Watanabe e Felício Karakida (sem direito de aparecer na foto). 


Sempre bagunçado 

Cidades que não mantêm a tradição de Carnaval sofrem com o tal de "feriadão", terça-feira de Carnaval, que não é feriado nacional, e quarta-feira de Cinzas, quando muitas empresas e instituições iniciam o trabalho só ao meio-dia. A quarta-feira após o Carnaval é um dia im- portante no calendário cristão, marca o início da Quaresma. Fechar ou abrir as portas do comércio? Rede bancária fecha- da, órgãos do governo municipal, estadual e federal aplicam o ponto facultativo em regimes de plantão ou fechados. O comércio e supermercados de Curitibanos estarão abertos. Não podemos esquecer que 

o Carnaval traz importante movimentação financeira com o turismo e é incremento para vários segmentos. Bom, uma coisa é certa, depois do Car- naval, o Brasil entra na fase de produção... 


Abandono de animais 

Muito triste a cena do cachorro abandonado nas ruas do bairro Bom Jesus, em Curitibanos, que circula nas redes sociais. Ver o animal correndo atrás do Fiat Uno de cor vermelha dá um mal-estar misturado com revolta. Estamos esquecendo de praticar a fé, pois ela nos remete a sermos mais humanos... 


22 Fevereiro 2019 11:48:00

VASCO 100% 

E a torcida vascaína está que é só alegria. A equipe carioca venceu a Taça Guanabara (1o turno da competição), invicta. Vitória na final por 1 x 0 sobre o Fluminense. O que o Brasil todo assistiu foi desentendimentos entre dirigentes, causando brigas judiciais sobre a entrada ou não de torcedores para o jogo decisivo. Tudo porque a diretoria do Fluminense queria que sua torcida ficasse no lado sul das arquibancadas no Maracanã. Feio, muito feio... O que se viu depois, no decorrer do jogo, foi torcedores das duas equipes dividindo espaços nas arquibancadas. O acontecimento vai para a história do futebol carioca. 

AEROPORTO REGIONAL 

(Foto: Reprodução)

O deputado estadual Nilso Berlanda (PR) entrou com todo fôlego nos trabalhos da Assembleia Legislativa. Além de incentivar e assinar a favor da CPI sobre a reforma da Ponte Hercílio Luz, agora, faz circular um vídeo solicitando apoio de outros deputados para finalizar as obras do Aeroporto Regional de Correia Pinto. Segundo Berlanda, já foram investidos R$ 63 milhões e há 15 anos está em obras. Partes concluídas do prédio terão que passar por "reformas". Bem aqui pertinho de nós, uma obra gigantesca abandonada. Esperamos que ali também não haja desvios de verbas... 

EM ALERTA 

Santa Catarina tem mais de um feminicídio por semana. Os números vêm de ocorrências de violência contra a mulher contabilizados desde 1 de janeiro deste ano. Em relação ao mesmo período do ano passado, foi mais que o dobro. 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


15 Fevereiro 2019 16:33:00


(Foto: Renato Westphal)/

Na tela do Ortigão

O técnico João Ianha, do São Francisco FC, e o desportista Márcio de Souza Cruz, de São Cristóvão do Sul, ficaram os 90 minutos do jogo de abertura da Copa Regional, no estádio do Ortigão, no alambrado, repassando informações importantes aos jogadores. Mesmo assim, não conseguiram evitar a derrota da equipe São Cristóvão do Sul/São Francisco para o Grêmio Curitibanense pelo placar de 5 x 2. O técnico Ianha cumpre suspensão e, enquanto isso, ocupa o cargo de técnico interinamente Marcelo Moreira (Toro). A competição só está no início...

Bateu fugiu 

Está virando rotina, nas ruas de Curitibanos, motoristas, ao manobrar para estacionar, batendo seus veículos em outros, aquele famoso "raspãozinho", saindo sem ao menos descer do veículo para ver o tamanho do prejuízo causado. Em alguns casos, as câmeras de monitoramento denunciam o causador do dano, mas, em muitas situações, não é identificado o condutor, ficando os prejuízos ao proprietário do veículo danificado. Tudo é uma questão de consciência!

Fim dos tempos

Ouvi, no último fim de semana, que aqui mesmo, em Curitibanos, enquanto uma família realizava o velório de um ente querido, malandros passaram pela residência do falecido e furtaram vários objetos. Chegamos ao fim dos tempos. Será que estamos perdendo a tranquilidade de viver na cidade de interior? 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.



08 Fevereiro 2019 10:20:00

Gastronomia 

(Foto: Divulgação)

Gerson Suziki, do Restaurante Hikari, está no Japão, realizando curso e aprimorando seus conhecimentos na gastronomia japonesa. Está postando várias fotos e quem curte seu perfil no Facebook tem ficado com "água na boca". 2019 promete um ano com muitas novidades no Hikari, que está atendendo normalmente, sob a gerência da Raquel Sumire, Erik e Nori Suzuki. Desejamos sempre muito sucesso a toda família Hikari. 

Dia de campo 

Agricultores de Curitibanos?e região têm programação especial neste sábado (9), na Cooperativa Agropecuária Camponovense (Coocam), filial de Curitibanos, situada na SC-451, Km 01, onde acontece o Dia de Campo. Oportunidade para produtores rurais trocarem ideias, conhecerem novas tecnologias e aprimorarem conhecimentos. 

Copa Regional

Neste domingo (10), tem abertura da Copa Regional dos campeões de Futebol de Campo, no estádio do Ortigão, em Curitibanos. O troféu em disputa presta homenagem à jornalista Franciele Gasparini, que morreu no acidente com o ônibus da Catarinense, no Paraná. O primeiro jogo será entre Grêmio Futebol Curitibanense x São Cristóvão do Sul/São Francisco, às 15 horas. Entrada franca. Certamente, as arquibancadas devem receber um ótimo público. A equipe do "A Semana" estará realizando a cobertura da competição, pelo site, Facebook, Revista Esportiva e jornal impresso. Ao campeão da competição, será entregue pelo "A Semana", um poster gigante e 500 postais. 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


01 Fevereiro 2019 14:37:00


(Renata Westphal) /

De olho no combustível 

O programa que garante a qualidade do combustível Petrobrás, De Olho no Combustível, em atividade desde 1996, passou por Curitibanos na última semana, quando visitou o Posto Capital. Assim, tudo perfeito para os clientes, fornecendo combustíveis de qualidade, bem armazenados e frentistas treinados para manter sempre o padrão Petrobrás.

Manutenção 

A SC-120, que liga Curitibanos a Lebon Régis, deve receber urgente serviços de manutenção como tapa-buracos e limpeza de mato. Há necessidade de mais placas de sinalização. Esse serviço era executado pela ADR de Curitibanos; e agora a quem recorrer?

Brumadinho

Até então, eu nem sabia que  existi a uma represa com rejeitos de minério da Mina do Feijão e a cidade de Brumadinho em Minas Gerais. Assim como eu, muitas pessoas ficaram conhecendo da forma mais trágica possível. Só nos resta orar pelas famílias atingidas e seus mortos. Agora, golpistas criarem falsos canais nas redes sociais para arrecadar dinheiro para as famílias atingidas, é ainda mais revoltante. Ter que manter policiais militares acampados para evitar saques nas áreas inundadas pela lama deixa ainda mais triste. Fim dos tempos...

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


17 Janeiro 2019 17:30:00

Despedida 

(Foto: Kalyane Alves)/

A jornalista Fran era uma pessoa maravilhosa! Esteve conosco na equipe do "A Semana" por dez anos e, em novembro do ano passado, apostou em novos desafios profissionais. Esteve aqui na Redação na quarta-feira (9), abraçou a todos. Hoje, entendo como uma despedida. Para nós, é como a perda de uma filha, que vimos crescer como pessoa e profissional. Neste momento, abraçamos seus familiares e pedimos que Deus dê muita sabedoria e conforto à dona Cema e ao mano Alisson. Que Deus esteja sempre em nossos corações. 


Test drive da SH-300 

(Foto: Renato Westphal) /

Fizemos o test drive da moto Sh 300 da Honda, que está disponível na revendedo?ra Honda de Curitibanos, Ceccato Motos. Ótima de pilotar, sobra de motor e muito ágil no Centro da cidade. Os freios ABS, perfeitos. Seu potente motor também proporciona utilizá-la em viagens, com conforto e segurança. Está pensando em comprar uma moto? Tá aí uma oportunidade para um test drive... A Ceccato Motos está localizada na Avenida Salomão Carneiro de Almeida, no 1.177. 


Prejuízo

A falta de energia em horário comercial tem gerado prejuízos a empresários em Curitibanos. Júlio Carpes, da fábrica de mangueiras, na última sexta-feira (11), teve transtornos com a falta de energia elétrica, na Rua Cristóvão Colombo, no bairro Água Santa. Parou as máquinas no meio de produção contínua?e não sabia quando iria retomar os serviços. Ligou para a Redação do Jornal "A Semana", pedin- do comentários sobre as quedas de energia na cidade. Ligamos para o chefe do escritório da Celesc Cláudio Bento, que nos informou que a falta de energia foi causada pela queima de um transformador e, para substituí-lo, foi necessário algumas horas. Na terça-feira (15), um caminhão-caçamba, carregando uma máquina, enroscou na fiação elétrica no bairro Aparecida. Parte do bairro ficou sem energia por algumas horas. 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


11 Janeiro 2019 11:35:00

Pesquisar Preços

Entre as despesas das famílias brasileiras, no início de cada ano, está o material escolar. A recomendação dos economistas e do Procon é muita pesquisa de preços. Ver qualidade do produto, quantidade em cada embalagem e, se for parcelar, observar os juros das parcelas. Outra recomendação para os pais é evitar levar os filhos, pois, certamente, cairão na tentação do "modismo" ou lançamentos, itens mais caros. 

Capital da maçã

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que declara São Joaquim a Capital Nacional da Maçã, de autoria do deputado Ronaldo Benedet (MDB). O ato foi publicado no Diário Oficial da União, edição da sexta-feira (4). Atualmente, o município produz 20% das maçãs do Brasil. 


Trevo da Berneck 

(Foto: Rubiane Lima)/

Lamentável que nós da região do Meio-Oeste tenhamos de conviver com um trevo mal projetado na BR-470. Falo do trevo de acesso à indústria Berneck Painéis e Serrados, localizado no trecho entre Curitibanos e Monte Alegre, município de São Cristóvão do Sul. O local onde tombou uma carreta na última semana já fez várias vítimas. Lamento pelos prejuízos que poderiam ser evitados. No ano passado, engenheiros do Dnit, com sede em Rio do Sul, órgão responsável pela rodovia, disseram que o local é bem sinalizado e requer atenção dos motoristas. Penso que autoridades locais deveriam preocupar-se com a readequação da via. 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


COLUNA
04 Janeiro 2019 14:18:00
Autor: Renato Westphal


(Foto: Divulgação) /

Durante a posse do presidente Jair Bolsonaro, circulava pelas redes sociais, no Facebook, um registro fotográfico do presidente recebendo uma caixa de alho de presente dos produtores João Amaral e Kaoru Haramato, Fazenda Alvorada, Rika, na região de Cristalina (GO). O registro foi publicado por Rafael Corsino e muitos curitibanenses curtiram a publicação. Família Haramoto, responsável pela geração de empregos também em Curitibanos, movimenta a economia local com agronegócios.

POUPAR

Início de ano, sempre é bom  colocar entre as metas, guardar algum dinheiro. Não pense em valores grandes, pratique sua memória a mexer no seu bolso e separar alguns trocados mensalmente. No fim de ano, em dezembro, você vai ver como é bom colocar a mão nas "reservas".

FERIADÃO

O primeiro feriadão de 2019  será em março (facultativo). A terça-feira de Carnaval será dia 5 e esperamos que os negócios iniciem, este ano, antes do Carnaval, pois as aulas começam 11 de fevereiro. Um início de ano diferente!

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


28 Dezembro 2018 14:26:00


(Foto: Tatiana Ramos) /

O prédio da Cadeia Pública de Curitibanos, que pertence ao Estado, desde que deixou de cumprir sua função, em janeiro de 2012, ficou abandonado. Hoje, prédio propício para ser habitado por moradores de rua, usuários de drogas, animais peçonhentos e, pelo que se nota, pode até haver água parada em alguns cantos, próprio para proliferação do mosquito da Dengue. Um prédio público abandonado, como tantos outros em Santa Catarina.

SHOW DE FOGOS

Mais uma vez, as famílias Flâmia e Pizzato, de Curitibanos, irão proporcionar um show de fogos de artifício no Centro de Curitibanos. A meia-noite do dia 31, prepare seu celular, e vá curtir alguns minutos de fogos coloridos para receber o ano de 2019. 

36 ANOS 

E passou despercebido! No último dia 24 de dezembro, o Jornal "A Semana" completou mais um ano de circulação. Agora, chega ao 36 anos registrando a história dos municípios de Curitibanos, São Cristóvão do Sul, Frei Rogério, Ponte Alta do Norte e Santa Cecília. A primeira edição circulou no dia 24 de dezembro de 1982 e trazia, na capa, a imagem de Jesus Cristo. Conheça a trajetória do semanário na página 8, nesta edição. 

RODOVIAS LOTADAS

Novamente, o Estado de Santa Catarina está sendo visitado por milhares de turistas e, consequentemente, o fluxo de veículos nas rodovias está intenso. Hora de colocar em prática a direção defensiva, não programar horário de chegada ao destino e aproveitar os bons momentos dentro do veículo para colocar o "papo família" ou com amigos em dia. Boa viagem! 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


21 Dezembro 2018 11:50:00

NATAL

(Foto: Renata Westphal)/

Neste momento, as pessoas estão mais sensíveis; é o período de Natal. Emoções florescem e lembranças vêm à memória, principalmente dando sentido à vida. Vamos viver cada momento intensamente neste Natal e próximos dos seus famíliares, na busca de paz e prosperidade. Guardei esta foto como símbolo da vida plena, quando o neto Augusto Luersen Westphal (4 anos) curte sua "bisa" Dolores Westphal (84 anos), mostrando que, mesmo tendo uma grande diferença na idade, o amor, o carinho, o respeito, a dignidade, os valores espirituais e a fé completam o sentido de família. Aos leitores, um ótimo e feliz Natal! 


VERÃO EM ALERTA 

Muito cuidado com a água neste Verão, principalmente ao entrar em locais desconhecidos no mar, lagoas, açudes e rios. Até a piscina de casa merece atenção. Volto a repetir: água no umbigo sinal de perigo. Dezembro sempre foi marcado por ser um mês de tragédias. 


IMAGEM COMO PROVA 

Vai um alerta para quem procura "brincar" com imagens pelo WhatsApp mostrando armas, usando drogas, urinando em via pública, entre outros. As imagens sempre irão parar nas mãos das autoridades e serão provas contra os autores. No último fim de semana, dois fatos que a mídia registrou e viralizaram nas redes sociais, que acabaram na polícia. Um cidadão mostrou duas armas na cinta, dizendo ser de Lebon Régis; poucas horas depois, foi notícia nas páginas policiais em Caçador. Outra ocorrência foi em Balneário Camboriú, onde um cidadão foi flagrado em foto, fazendo pose que estava urinando em uma viatura policial (Camaro). Também foi dar as devidas explicações às autoridades! 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


VAPT VUPT
14 Dezembro 2018 11:09:00

DESVIO

(Foto: Renato Westphal) /

Muito triste ver caminhões carregados com muitas toneladas de pinus, ou mesmo outras cargas, entrando em ruas no bairro São Francisco, por desvios onde ocorrem as obras de esgota- mento da Casan. Presenciei, na sexta-feira (7), quatro carretas e caminhão truck realizando o trajeto em fila única. Certamente, muitos danos nas ruas de paralelepípedos deverão aparecer nos próximos meses. Afinal, aquelas ruas não foram projetadas para receber diariamente tráfego de cargas pesadas. É necessário liberar urgentemente a Rua Frei Gaspar. 

CLIMA CONTAGIANTE 

O clima de festas de fim?de ano já tomou conta dos curitibanenses. As ruas com enfeites natalinos com antecedência, pinturas de meios fios, floreiras, faixas de pedestres renovadas, a CDL inovando com a abertura no feriado da Padroeira Imaculada Conceição, as promoções, o dinheiro extra no bolso dos consumidores,a programação na Praça do Capão com a Vila do Papai Noel trouxeram um clima contagiante para todas as famílias curitibanenses. A cidade está pronta para receber os visitantes... 

MENDICÂNCIA

Muitos curitibanenses têm notado que aumentou consideravelmente a mendicância no Centro da cidade. Algumas das pessoas que estão pedindo esmolas têm características e sotaques de outras regiões do Estado, o que chamou a atenção de alguns moradores de Curitibanos. Mulheres, homens de meia idade e crianças. A dica é não dar esmolas (dinheiro) e sim orientar para que busquem auxílio do que necessitam nos órgãos assistenciais ou mesmo na Secretaria de Assistência Social do município. Muito estranho é que alguns deles não querem alimentos (sanduíche, pastel ou prato de comida), querem somente dinheiro... 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


07 Dezembro 2018 10:30:00

Cenas tristes


(FOTO: DANIELA KUODREK)

Está virando cena comum em Curitibanos, pessoas que sofrem com o alcoolismo, perambulando pelas ruas e tirando seu tempo de "recuperação" deitadas em calçadas, pontos de ônibus ou ainda em portas de bares. Cena triste, que nos remete imediatamente para encontrar uma solução. Uma situação para ser resolvida...


Registros fotográficos e impressos

A cobertura da Copa Curitibanos de Futebol de Campo - Troféu Jornal "A Semana", além das páginas impressas, trouxe este ano as atualizações dos jogos e muitas imagens de dentro e fora de campo, no site, Facebook e Instagram. No total, foram selecionadas e postadas nas redes sociais do "A Semana", 1.900 fotos, que continuam disponíveis para os internautas. Nos próximos dias, as equipes campeãs receberão os postais e o Santa Cruz

FC, campeão da 1ª Divisão, receberá também um pôster gigante.


Moisés com cautela

O governador eleito de Santa Catarina, comandante Moisés Silva, anunciou, na segunda-feira (3), parte de seu secretariado. Manteve alguns nomes do governo anterior, que vejo como precavido e principalmente cauteloso nas decisões. Mudanças radicais, muitas vezes, podem ser um "veneno"... A oposição e o pessoal que perdeu as eleições estão num "berro geral". O PSL é um partido político pequeno e vai depender de outras siglas para comandar, isso é fato e natural de ordem política. Ainda vamos ver muitos nomes na equipe de Moisés atrelados a outras siglas partidárias. Ainda muito estranho o governador eleito não aceitar dar coletivas à imprensa, somente com a equipe de transição.

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


VAPT-VUPT
29 Novembro 2018 15:49:00

FAMÍLIA REUNIDA 


(Foto: Kalyane Alves) /

Ver as arquibancadas do estádio Wilmar Ortigari lotadas, principal- mente com a participação da família curitibanense, me deixa feliz. O esporte reúne e aproxima as pessoas. Que venham mais Copas, Regional e outras competições no "majestoso" Ortigão. 


COMÉRCIO ABERTO 

No dia 8 de dezembro, é comemorado o Dia da Padroeira de Curitiba- nos, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Sempre foi feriado municipal. Este ano, continua o feriado, mas com um diferencial: o comércio estará com suas lojas abertas e muitas ofertas das 8h30' às 16 horas. Em tempos de crise financeira, vale a criatividade... Para o fim de ano, 

o horário estendido de Natal do comércio inicia no dia 17 e vai até 21 (segunda a sexta-feira), das 8h30' às 22 horas. 


CANDIDATÍSSIMO 

A reunião do Partido da República (PR) de Curitibanos, realizada no último sábado (24), trouxe novidades ao meio político local. O vereador Rafael Valim assumiu a presidência, novas filiações foram realizadas e o deputado estadual eleito Nilso Berlanda, ainda muito emocionado com sua conquista ao Legislativo catarinense. Outra novidade anunciada por Valim é que o PR está preparando candidato a prefeito para 2020 e o nome na preferência é de Marcio Poletto. 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


09 Novembro 2018 11:42:00

Milagre

Ainda não acredito no que li, mas, até o fim do ano, deverão entrar em funcionamento barcos catamarã, fazendo a ligação Ilha-Continente, em Florianópolis. Nunca entendi por que esse serviço não era realizado. Assim como não entendo por que, até hoje, a Capital não possui um local para receber transatlânticos, explorar os cassinos e atrair o turismo pelo mar. Quando se fala de Floripa, nem lembramos das 42 maravilhosas praias, o que vem à cabeça, instantaneamente, é a "famosa" ponte e sua reforma.

Fé no futebol


(FOTO: RENATA WESTPHAL)

Não depende só do craque para a vitória numa partida de futebol. O pensamento positivo da comissão técnica e a fé religiosa também fazem parte do sucesso de uma equipe. A foto registra bem esse momento, com o auxiliar técnico Paulo César Proença, do Santa Cruz EC, que venceu nos pênaltis a partida das quartas de final, eliminando o EC São Francisco, no último domingo (4), no estádio do Ortigão, pela Copa Curitibanos de Futebol de Campo. O Santa Cruz, do técnico Noi, segue firme na competição...

Sorteio assinantes

Muitos assinantes já depositaram seus cupons na urna da sede do Jornal "A Semana". Você, assinante, que ainda não ficou informado sobre a promoção, veja anúncio na página 14 desta edição. Lembrando que os cupons estarão nas próximas edições; é só preencher, recortar e depositar na urna, na sede do "A Semana", na Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida.

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.


VAPT-VUPT
01 Novembro 2018 22:49:00

ADIANTAR A HORA 

Nesta 0 hora de domingo (4), os relógios deverão ser adiantados em uma hora. Entra em vigor o Horário de Verão, que deverá se estender até o terceiro fim de semana de fevereiro de 2019. 

FESTA VASCAÍNA 

A Torcida Vascaína de Curitibanos (TVC) comemora seu 3o aniversário, no dia 10 de novembro, no Pinheiro Tênis Clube, com jantar a partir das 19h30'. A festa é aberta a todos os vascaínos de Curitibanos e região. Ingressos à venda no valor de R$ 50, com direito a churrasco completo, cerveja free até acabar o estoque e uma foto oficial do evento, com o zagueiro Odvan. Na foto, Odvan com o capitão Mauro Galvão, que marcou presença aqui no ano passado. Mais informações com Renato (99983-4073) ou Xande (99916- 0893). 

PRÊMIOS PARA ASSINANTES 

(Foto: Renata Westphal)/

O Jornal "A Semana", juntamente com Net Donil, HE Máquinas, Princesa do Lar, Posto Cidade e Arte Móveis, está promovendo um sorteio de prêmios aos assinantes do jornal. Muito simples de participar: só preencher os cupons que estarão nas próximas oito edições, recortar e depositar na urna na sede do "A Semana", na Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida. Veja os prêmios e o regulamento na página 9 desta edição. Boa sorte a todos! 

Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


25 Outubro 2018 18:50:00

NA ARQUIBANCADA 

(Foto: Divulgação) /

Sempre especial assistir aos jogos da Copa Curitibanos nas arquibancadas do estádio Ortigão. Prometi ao corinthiano Luizinho, que está residindo em Lages, o registro de sua selfie, com Marcelo Moreira e Alex Linhares. O Sol, o jogo, a cervejinha, bons papos, amizade, tudo de bom... 

SUSTO 

Falando em motocicleta, a notícia de uma ave silvestre acertando o médico Dr. Hélio Junior, provo- cando uma queda com sua Harley, em um passeio de fim de semana, deixou muitas famílias em pânico. Um profissional muito querido pelos curitibanenses. A notícia viralizou e tomou conta em rede nacional, afinal de contas, nem todo dia uma jacutinga (ave silvestre) acerta um motociclista. No final, tudo bem com nosso amigo, e desejamos a continuidade de ótimas aceleradas. A notícia no site do "A Semana", em poucas horas, resultou em mais de 5.700 acessos e 28.900 visualizações na publicação no Facebook. Depois do susto, a vida segue... 

BAGUNÇOU 

Já tinha sido estabelecido que o Horário de Verão sempre entraria em vigor no terceiro domingo de outubro, como também está definido que se encerra no terceiro fim de semana de fevereiro. Quiseram inventar moda e simplesmente bagunçaram com o horário dos brasileiros, alegando o adiamento pelo motivo do 2o turno das eleições. Bom, o presidente Michel Temer já assinou o Decreto que estabelece o início da nova data do Horário de Verão, à meia-noite de 3 para 4 de novembro. Nesse dia, os relógios deverão ser adiantados em uma hora. Devido a essa mudança, muito conflito em equipamentos eletrônicos, como ocorreu nos celulares, que já vinham programados... 


18 Outubro 2018 16:23:35

MAIS DE 4.500 MULTAS 

Mesmo com o mau tempo que predominou nos dias do feriadão de Nossa Senhora Aparecida, a Polícia Rodoviária Federal de Santa Catarina registrou a emissão de 4.654 multas nas rodovias que cortam o Estado. Dessas, 2.262 foram por radares fotográficos de veículos com velocidade acima do permitido, 2.045 infrações diversas, 87 foram para motoristas dirigindo sob efeito de álcool e 260 por ultrapassagens em locais proibidos. 


NO ORTIGÃO 

Se o gramado permitir (foi muita chuva), cinco ótimos jogos encerram a 1ª fase da Copa Curitibanos de Futebol de Campo - Troféu Jornal "A Semana" 35 anos, neste fim de semana. Serão três jogos pela 1ª Divisão e duas partidas?da 2ª Divisão. Resultados que alterarão posições na tabela e podem salvar algumas equipes do rebaixamento. Esperamos que o Sol volte a brilhar. 


VAQUINHA VIRTUAL 

Com essa nova modalidade de arrecadar dinheiro pelas redes sociais para campanhas políticas, abriu-se uma brecha para solicitações de valores para várias situações. Não deixa de ser um modo rápido de "arrecadar", mas é preciso ter consciência de que a "ferra- menta virtual" pode levar a uma série de complicações. Tanto o Ministério Público como a Polícia investigam cada caso, que, na maioria das situações, são de famílias em busca de recursos para tratamento de saúde de um familiar. Mas no meio desses pedidos, também estão malandros usando a ferramenta para o tal "ganho fácil". Antes de doar, sempre é aconselhável averiguar a origem do pedido... 


Acompanhe os comentários de atualidades da coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana".

Saiba como assinar.


Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711