ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
barra números site.png

Nem só de bola se faz o esporte

Rubiane Lima


Fazer parte de uma editoria de esporte é algo que nos revela outro horizonte de histórias de vida, dedicação, dores, superação e amor pelo que se faz. Somente esta semana, tive a imensa satisfação de aprofundar meu conhecimento em lutas, com entrevista com atleta de kickboxing, jiu-jitsu e muay thai, todos curitibanenses que estão, literalmente, lutando pelo seu espaço nos tatames. 

Rotina que inicia ao raiar do Sol com o primeiro treinamento e é encerrada somente tarde da noite, depois do último treino do dia. Essa tem sido a realidade de adolescentes e adultos que fazem dos tatames, uma nova forma de vida. Entre lágrimas de felicidade e dores, os atletas trabalham sua parte técnica, física e psicológica, levando o respeito, responsabilidade e filosofia da luta para o seu dia a dia.

Iniciando e encerrando com uma reverência, a luta ensina a ser grato pelo aprendizado diário, com comprometimento de utilizar o ensinamento para o bem, se fortalecendo para os desafios da vida. Muito mais que esporte, seja na modalidade que for, é da vida das pessoas que estamos falando, seus sonhos, objetivos, foco e razão de viver. Aprendi, com meus entrevistados, que ser atleta é enfrentar todas as dores possíveis, físicas ou psicológicas, e não ter medo de enfrentar o mais árduo desafio para ver seu sonho de vitória realizado. 

Atletas, vocês são nosso orgulho nas vitórias e nosso ensinamento nas derrotas, com a certeza de que a guerra nunca está perdida, basta seguir com dedicação e foco, que os objetivos se tornam mais acessíveis. Do tatame para vida, a luta faz parte de todos que, mesmo diante das maiores dificuldades, precisam seguir e lutar por uma solução para amenizar os problemas de seus dias. Que, assim como nossos atletas, possamos seguir em frente e nos tornar mais fortalecidos a cada tombo, pois, acima das vitórias, eles ensinam a levantar e seguir em frente. 


(Foto: Divulgação) 


Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711