ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
barra números site.png
OPINIÃO

A educação do futuro que vivemos hoje


Bem-vindos ao futuro. Finalmente, parece que a tecnologia deve passar pela porta das escolas e entrar na rotina dos alunos, contribuindo na formação dos estudantes e, principalmente, colaborando na evolução do futuro da nossa cidade. 

Em tempos em que se pede mais atenção à educação e mais investimentos na área em nível nacional, podemos sentir ainda mais orgulho em ver Curitibanos sendo pioneira em um projeto tão inovador. 

A nova forma de interação entre alunos, professores e pais, a possibilidade de acessar o mundo dentro da sala de aula e a chance de as crianças serem educadas com auxílio de telas, que já fazem parte do dia a dia delas em casa, só engrandecem o processo de formação. 

Há cinco anos, eu estava no Ensino Médio e o celular ainda era visto como um inimigo das escolas. A possibilidade de acessar qualquer informação só era vista, pela maioria dos professores, como negativa, como um desvio de atenção... Finalmente, a tela cresceu e, hoje, a tecnologia que substitui o quadro negro funciona com as mesmas possibilidades que já tínhamos na palma de nossas mãos. 

Trabalhar com educação e modernidade só facilita o diálogo dentro dos centros de educação. Moldar os métodos de ensino conforme as características das novas gerações é o caminho do sucesso. As nossas crianças que, aos 3 anos, já acessam o YouTube, têm suas preferências na Netflix e acompanham pais conectados nos celulares e lendo livros no Kindle não são as que vão parar para prestar atenção em uma aula linear, onde o professor fala e alunos absorvem. 

Vivemos o momento da interação e da descoberta das novas funções da tecnologia. Vivemos a era em que os mais velhos ensinam sobre os conteúdos tradicionais e o mais novos nos surpreendem, a cada dia, com novas possibilidades da tecnologia. Parabéns aos visionários que modernizaram a educação em Curitibanos, que quebraram preconceitos e moldaram um projeto de acordo com as demandas das novas gerações. 

(Foto: Tatiana Ramos)/




Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711