ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
barra números site.png
OPINIÃO

Onde está a solução?

Kalyane Alves


Problema ou não, não há como deixar passar. Há algumas semanas viemos batendo constantemente no assunto "animais nas ruas de Curitibanos". Parece brincadeira que uma cidade chegue ao ponto de ter que tomar medidas imediatas porque os "racionais seres humanos" não cuidam de seus bichos de estimação. Sabemos o quão indefesos eles são e, também, aprendemos, desde sempre, que, para se ter algo em sua posse, é necessário dedicar tempo e cuidado. 

Acredito, aliás, acreditava que eram poucas as pessoas que os pais não ensinavam a ter comprometimento quando assume algo. Lembro-me muito bem que minha família sempre teve amor pelos animais, porém, ao atingir certa idade e pegar um cão, por exemplo, minha mãe deixou claro quais seriam minhas responsabilidades caso realmente quisesse tê-lo em casa. Agora, olhando as ruas de Curitibanos, chega a dar medo. Você nunca sabe se será mordido ou não, então, quando vê uma "gangue" de cachorros, é melhor atravessar a rua. 

(Foto: Kalyane Alves) /

O que me gera esperança na mudança é o fato de um grupo de pessoas que, mesmo com seus afazeres, decidiram dedicar seu tempo em tentar amenizar o problema. A cidade conta agora com a Rede Curitibanense de Proteção Animal (Recupera), que trabalhará efetivamente para conscientizar a população sobre os direitos e deveres enquanto tutores de animais. 

Voltando ao quesito educação, essa mensagem é para vocês, pais. Aproveitem que as aulas reiniciaram há pouco tempo e façam com que seus filhos entrem num ritmo de cuidado com esses seres indefesos. Deixem como herança o que melhor podem ter, a educação. 

Engraçado como foi preciso ver gente de outras cidades tentando solucionar algo que é daqui, tão nosso. Então, meus queridos, ao invés de abandonar ou maltratar, nem tenha animal algum. Espero que, daqui para frente, com essas ações que vêm acontecendo, a conscientização aconteça. Nem que seja preciso mexer no bolso dos cidadãos (o que será muito necessário). 

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711