ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
barra números site.png

O recado da boneca


A Boneca Momo foi o assunto da semana entre grupos de pais e todas as famílias que tem crianças pequenas em casa. A informação replicada diversas vezes na Internet é de que a boneca de sorriso estranho e olhos esbugalhados invade vídeos infantis e instrui crianças a cortar os pulsos. 

O mundo todo ficou em alerta. Todos os adultos ficaram preocupados com a audácia de hackers invadirem o famoso código do YouTube para propagarem um conteúdo tão desnecessário. Mas sabe o que teve de positivo nessa notícia tão sinistra? O alerta gerado. 

Nessa semana, os adultos chamaram os pequenos e conversaram com interesse para saber o que eles acessam na Internet. Esse é um diálogo muito necessário, mas tem acontecido pouco nos lares, e só ganhou força com a tal da Momo colocando a vida das crianças em risco. 

As novas gerações já nascem praticamente conectadas e cada vez mais cedo já escolhem seus youtubers preferidos, assistem a vídeos de unboxing de brinquedos e já sabem acessar seu canais onlines prediletos; alguns passam horas do dia assistindo a esses conteúdos. 

(Foto: Divulgação)

Isso é confortável para o adulto e atrativo para a criança. Mas não é o mais seguro e todo mundo sabe. Mas é claro, a correria do dia a dia, o trabalho, as funções... às vezes nos fazem esquecer de que essa atitude não é a que concordamos. Daí vem uma boneca que deixa todo os adultos com os olhos parecidos com os dela, percebendo que talvez não estejam monitorando a rotina online dos pequenos tanto assim. 

A tal da boneca Momo alertou pais, tias, avós.. que os conteúdos consumido pelas crianças na Internet devem ser cuidadosamente monitorados. A tecnologia é boa, a modernidade é legal. Mas é preciso cuidado, conscientização. 

O suicídio assusta e, talvez a Momo tenha surgido para alertar uma população viciada em internet sobre os perigos oferecidos na rede. Logo ao lado da aba de um vídeo divertido, um fórum sobre um assassinato pode ser acessado. Fica o alerta. 


Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711