ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  

Eles só levam vagabundos


Você é um cara certinho. Trabalha com carteira assina-da, paga seus impostos, ajuda com as despesas em casa, nunca se envolveu em uma briga. Seu irmão... Bom, ele não 

é tão certinho. Vive questionando as coisas, teve o título cancelado porque deixou de votar, participa de manifestações nas ruas e já arrumou confusão no trabalho por reivindicar alguns direitos. 

Uma noite, homens arma- dos invadem sua casa. Entre gritos e lágrimas dos seus pais e apelos de socorro de seu irmão, com uma truculência que você achou desnecessária, arrastam seu irmão até um carro e vão embora. Os dias passam... Não há notícias. 

Desesperados, seus pais querem saber o que aconteceu. Por que seu irmão foi levado? Para onde? Quem são aqueles homens? Eles começam a perguntar, investigar, querem respostas. Descobrem que aqueles homens são do Departamento de Ordem Política e Social do governo. Na busca por seu irmão, perguntam demais, descobrem demais, expõem-se demais. 

(Foto: Divulgação)

Um dia, seu pai sai para trabalhar e não volta. Ninguém sabe o que aconteceu, ninguém viu nada. Os dias passam... Não há notícias. Sua mãe tem certeza de que ele também foi levado pelo Dops e se preocupa. Mas ela é uma mulher forte e batalhadora, não se deixa intimidar. Quer saber o que fizeram com seu filho e seu marido e continua a investigar e exigir respostas.

Uma noite, homens armados invadem sua casa e, assim como seu irmão, sua mãe é levada por um carro que, agora, você sabe que é do Dops. Você também sabe, pelas pesquisas de seus pais, que todos foram levados a um lugar de tortura, de desespero e, muitas vezes, de morte. 

Mas, peraí... Você aprendeu que eles só levam vagabundos e criminosos. Seu irmão era um criminoso? Seus pais eram criminosos? Sim. Eles cometeram o crime de questionar, se opor, confrontar, rebelar-se. 

Mas você não precisa se preocupar. Você é um cara certinho. 

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711