ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  

Panda Meng Meng, do zoológico de Berlim, está grávida

O filhote foi observado pela primeira vez por especialistas durante um ultrassom, conforme comunicado divulgado nesta terça-feira (27). Urso panda é um dos animais de mais difícil reprodução em cativeiro.

Por France Presse


Foto de arquivo da panda Meng Meng, tirada em 10 de julho de 2017, no zoológico de Berlim - Foto: Tobias Schwarz/AFP

Meng Meng, a panda do zoológico de Berlim, está grávida - anunciou a direção da instituição nesta terça-feira (27). "O filhote de Meng Meng foi observado pela primeira vez por especialistas durante um ultrassom", informou o zoológico de Berlim em um comunicado.

O comportamento da fêmea, o tamanho do feto e os resultados das análises hormonais indicam que o parto ocorrerá em uma, ou talvez duas semanas.

Meng Meng ("Pequeno Sonho") e Jiao Qing ("Pequeno Tesouro") chegaram à capital alemã em julho de 2017.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente chinês, Xi Jinping, apresentaram o casal juntos e com muita pompa. Eles são os únicos exemplares dessa espécie atualmente na Alemanha.

Outro filhote de panda, Yuan Meng brinca com sua mãe Huan Huan no zoológico de Beauval, na França. - Foto: Guillaume Souvant/AFP

Chegaram no âmbito da "diplomacia dos pandas" desenvolvida por Pequim por intermédio desses animais considerados um tesouro nacional e que são usados como "embaixadores" da China.

"Todo nascimento de uma espécie ameaçada de extinção, como os pandas, é um grande presente", disse o diretor do zoológico de Berlim, Andreas Knieriem, citado no comunicado.

Embora o casal copule normalmente, Meng Meng foi fertilizada artificialmente para aumentar as chances de gravidez, considerando-se que eles estão em cativeiro. Os filhos nascidos no exterior partem de volta para a China aos três, ou quatro anos de idade.

O zoológico da capital alemã investiu 9 milhões de euros para criar a chamada "Casa dos Pandas".

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711