ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  

Casa de Anita é reinaugurada

Por NSC TV e G1 SC


Casa de Anita, em Laguna (Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom/Divulgação ) /



A Casa de Anita, um dos símbolos culturais de Laguna, no Sul do estado, foi reinaugurada na tarde desta sexta-feira (30). O prédio histórico abriga um acervo sobre Anita Garibaldi. O prédio histórico estava em obras há mais de um ano.

No edifício, construído em 1711, Anita Garibaldi se vestiu para o primeiro casamento. Foram um ano e dois meses de obras para a restauração da Casa de Anita. O investimento foi de pouco mais de R$ 600 mil na recuperação total.

"A história de Anita teve que ter um trabalho museográfico que focasse nela, na personagem, na heroína. E aí a museografia fez um trabalho muito bom para poder contar às pessoas quem foi essa heroína, os feitos dela e o que ela representa como modelo, como símbolo, como exemplo para a nação brasileira", afirmou a presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa. 

A inauguração ocorre no dia em que Anita Garibaldi completaria 198 anos. A cerimônia contou com autoridades, como o ministro da Cidadania, Osmar Terra.


História

A casa representa um pouco da história da heroína. Na época do primeiro casamento, com 14 anos, Ana Maria de Jesus Ribeiro se casou com o sapateiro Manuel Duarte de Aguiar. A cerimônia ocorreu na Igreja Santo Antônio dos Anjos, ao lado do edifício restaurado.

Quatro anos mais tarde, ela se separou e conheceu Giusepe Garibaldi, com quem foi casada até a morte. Os dois participaram de importantes movimentos políticos, como a Revolução Farroupilha e o processo de unificação da Itália. Toda a história é contada no espaço.

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711