ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  

O baixo poder aquisitivo

O baixo poder aquisitivo é um dos fatores que vem freando a marcha do comércio e porque não o desenvolvimento do progresso em muitos setores da economia.

Assunto que todos estão cansados de saber, mas o caro leitor que está aí, atrás do óculos, com o jornal a mão: (digo a mão porque a juventude não lê mais jornal a mão, só pelo celular), há de pensar no início, o que entende um "jeca" desse, de economia, vindo lá dos cafundós do Cerro Verde, confrontante com a Barra verde, que isto parece ser assunto só para engravatados e doutores.

O caso é que, faz um bom tempo que essas coisas andam engasgadas na mente da velinha (Olivetti), que para tirar a ferrugem das mandíbulas, resolveu bicar em pedra dura, mesmo com os dentes desgastados. Fica claro que o assunto não é nem de cunho político ou qualquer crítica a fulano e beltrano. Pois, a velhinha é surda e muda a politiqueiros.

Hoje, os grandes jornais do país só falam em armamento e reforma da Previdência, mas tem muita coisa a ser consertada. No caso dos impostos e distribuição de renda.

Dizia um velho deitado que, pelas pequenas coisas se conhece o homem. Homem no caso, é o nosso país que vem muito mal administrado economicamente.

Ideias são ideias. Até hoje, ninguém matou uma ideia. O papel aceita tudo. Me refiro a corrente monetária e aplicação do dinheiro que é a engrenagem principal que move máquina econômica. Por exemplo, se os assalariados e aposentados ganhassem um pouco mais, teriam acesso as compras.

Se o governo baixasse a aposentadoria daqueles que ganham fortunas, teria mais condição de melhorar aos que ganham pouco. Se o aposentado que vai quase todo dia aos postos de saúde apanhar remédios, ganhassem um pouco mais, teriam condição de comprar o remédio nas farmácias. Se juntasse todos os impostos, desde automóveis e muitos outros, os juros abusivos sobre empréstimos, mais a contribuição da Previdência, mais um tanto da dinheirama que gira na Caixa, mais imposto da Telefonia que só rouba crédito de celular, tamparia o rombo da Previdência.


Rogério de Souza Ortiz - Aposentado /




OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711