ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
AGRICULTURA

Profissionalização no plantio de oliveiras

Cultura está há mais de sete anos sendo trabalhada em Curitibanos

Rubiane Lima


Pesquisador da Epagri de Chapecó Eduardo Brugnara palestrou aos agricultores locais. (FOTO: RUBIANE LIMA)

Ensinar sobre a poda de oliveiras para melhor produção, foi o objetivo de encontro de trabalho promovido pela Prefeitura de Curitibanos, através da Secretaria de Agricultura, realizado hoje (17), com palestra do pesquisador da Epagri de Chapecó Eduardo Brugnara. No período da tarde, o trabalho será de prática, nas propriedades onde já estão em fase de poda do plantio.

Eduardo ressalta que o trabalho de pesquisa é constante, uma vez que se trata de uma cultura que ainda não representa grande produção em Curitibanos e região. "O clima não é favorável ao plantio, mas seguimos fazendo testes de variedades para encontrar uma que se adapte e passe a produzir me maior quantidade. Até o momento, foram encontradas poucas que produzem de forma satisfatória", explicou.

Para o prefeito José Antonio Guidi (Dudão), as oliveiras são mais uma forma de renda que está sendo buscada para melhoria e otimização da vida no campo. "Estamos há mais de sete anos trabalhando com uva e oliveira, já tivemos resultado positivo com a uva e acreditamos fielmente no potencial da oliveira. Ainda temos muito que aprender, mas não temos pressa, pois o que precisamos é que tudo dê certo e isso represente mais um ganho para o produtor", declarou, ainda, que já foram licitadas mais três mil mudas de oliveiras, que serão distribuídas para os agricultores cadastrados e que tenham interesse no plantio. 

Mais informações na edição impressa dessa semana, disponível em todas as bancas nesta sexta-feira (20). 

Imagens


OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711