ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
AGRICULTURA

Produtores de alho participam de encontro estadual em Frei Rogério

O evento acontece hoje (9), às 19h30'

Por Tatiana Ramos


(Foto: Divulgação) /

Melhor qualidade e produtividade, com bons preços para comercialização, é a expectativa para a safra de alho deste ano, de acordo com o coordenador da Câmara Setorial do Alho Itamir Gasparini. Para discutir o tema, será realizado, neste sábado (9), em Frei Rogério, o 1º Encontro dos Produtores de Alho de Santa Catarina. O evento inicia às 19h30', no pavilhão da igreja do Núcleo Tritícola.

Participam do encontro, organizado pelas administrações municipais de Curitibanos e Frei Rogério, parceiros da Associação Catarinense dos Produtores de Alho (Acapa), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curitibanos, Cooperativa de Produtores de Alho de Frei Rogério (Copar), Cresol e Epagri. O objetivo é proporcionar troca de experiências e informações sobre a comercialização do alho.

Segundo Itamir, a visão de campo nesta safra é de lavouras com melhor qualidade do que os últimos anos, quando os produtores sofreram com problemas climáticos, além de uma série de dificuldades, como a importação desordenada de alho, baixos preços para comercialização e incertezas em relação à renovação da taxa antidumping, comprometendo a competitividade no mercado nacional. Por isso, a importância do encontro deste sábado como forma de orientar o produtor sobre a comercialização. "O produtor derramou seu suor, enfrentou geadas e todo tipo de dificuldade; agora, é a hora de valorizar o seu trabalho e a sua produção", defendeu o coordenador.

De acordo com Itamir, a partir das boas perspectivas para esta safra, os produtores devem começar a sanar as perdas dos últimos anos, que colocaram o setor em uma séria crise. No entanto, é preciso aproveitar o momento, organizando-se, buscando informações junto a órgãos como as secretarias municipais de Agricultura, associações e cooperativas e agregando valor a seu produto para garantir bons negócios. "É um passo adiante, mas a recuperação do setor vai além dessa safra, pois são muitos os prejuízos acumulados", finalizou.

Crise

Preocupados com o futuro da cadeia produtiva do alho, mais de cem agricultores de Frei Rogério reuniram-se, em abril, para discutir os rumos a ser tomados para a safra. No mesmo mês, foi realizada uma reunião no Ministério da Agricultura sobre o endividamento do setor, a fim de renegociar dívidas e conceder anistia aos agricultores, em função da crise.



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711