ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  

Vapt-Vupt

Ventania x Celesc

Uma situação difícil de resolver, enquanto a energia elétrica for conduzida por cabos aéreos. Os fortes ventos dos últimos dias têm causado quedas de energia, atingindo a rede por galhos de árvores e pedaços de galhos que são levados pelas rajadas de vento contra a fiação. Plantonistas da Celesc percorrem longos quilômetros para localizar onde foi a queda das chaves para religação da rede. Um trabalho que requer tempo. Enquanto isso, milhares de pessoas ficam sem energia por segundos, minutos e, às vezes, por horas. No futuro, não haverá mais essa situação, pois, nos Estados Unidos, já estão desenvolvendo um sistema de condução de energia elétrica a longa distância, por laisers. Mas, enquanto isso não acontece, é saber conviver com as quedas, ter paciência e aguardar o trabalho dos plantonistas para restabeler a energia. 

Multa mais cara

Para quem for flagrado passando trote por telefone para Polícia, Corpo de Bombeiros ou Samu irá pagar multa no valor de R$ 500. Se for reincidente, dobra o valor. A Lei em Santa Catarina existe desde 2009, mas tinha o valor estipulado em R$ 200. O proprietário do número do telefone receberá uma notificação por escrito na primeira vez que for flagrado. Lei mais rígida para evitar o desperdício do dinheiro público, com os deslocamentos de equipes de socorro para lugar incerto.


Superando limites

(Foto: Divulgação) /

Depois de uma preparação com viagens mais curtas, os ciclistas curitibanenses Jefferson Alves de Oliveira e Anildo Caetano Corrêa encaram, com suas bikes, um passeio mais ousado. Pedalam, na sexta-feira (15), feriado, com destino a Curitiba (PR). Saída às 6 horas, pernoite em Mafra e, no dia seguinte, parada na casa de familiares na capital paranaense. Além de divulgar a modalidade esportiva, será importante a superação de limites. No retorno, irão contar a aventura nas páginas do "A Semana". Boa viagem! 


Acompanhe os comentários de atualidades e mais histórias de Curitibanos, na coluna Vapt-Vupt por Renato Westphal, na íntegra, na edição impressa do "A Semana". Saiba como assinar.



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711