ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
barra números site.jpg
SEGURANÇA

PM atua com câmeras em uniformes

Região recebeu 34 câmeras para filmar ações policiais em sete municípios

Renta Westphal


(Foto: Divulgação) /

Na última segunda-feira (9), a Guarnição Especial de Curitibanos (GECt) começou a atuar com câmeras nos uniformes oficiais. Agora, policias de Curitibanos, Frei Rogério, Ponte Alta do Norte, São Cristóvão do Sul, Lebon Régis, Timbó Grande e Santa Cecília trabalham com, pelo menos, um profissional por guarnição filmando a ação.

Das 2.425 câmeras adquiridas pela PMSC, 34 foram entregues na região. De acordo com o tenente Rafael Stadlober Pedroso, o equipamento se tornará item básico no policiamento ostensivo e possibilitará mais transparência nos atendimentos de ocorrência, tornando as imagens acessíveis aos órgãos e autoridades competentes. O comandante da GECt, tenente-coronel Luciano Comiotto, comemorou a implantação do novo equipamento, que torna o Estado de Santa Catarina pioneiro no Brasil na utilização de câmeras no uniforme da Polícia Militar. "A utilização das câmeras promove mais segurança para os policiais e toda a comunidade, pois prova se a ação seguiu os procedimentos corretos de abordagens", ressaltou Luciano. O comandante explicou que, inicialmente, pelo menos um policial por guarnição deve filmar a ação.

A câmera pode ser ligada manualmente, mas também é acionada simultaneamente quando o chamado é iniciado no tablet já utilizado nos registros de ocorrências da PM. O equipamento tem capacidade para filmar de dez a 12 horas e capta imagens divididas em dez minutos, para facilitar a busca de ações nas imagens. 

Quando a guarnição retorna ao quartel, as imagens são baixadas e disponibilizadas em uma nuvem, ficando registradas sem edições ao número do atendimento gerado. As quase 2.500 câmeras distribuídas no estado custaram cerca de R$ 3 milhões e a aquisição aconteceu em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC).


OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711