ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
AGOSTO DOURADO

Mamaço no Getúlio Vargas acontece hoje

Ação incentiva o aleitamento materno

Kalyane Alves


(Foto: Kalyane Alves) /

Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno, instituído pelo Ministério da Saúde, com a cor dourada. Em Curitibanos, em alusão ao mês, a Secretária de Saúde promoverá "mamaço" em algumas unidades de saúde. Hoje (16), a ação acontece na Unidade Básica de Saúde Getúlio Vargas, e a na próxima segunda-feira (19), na UBS Nossa Senhora Aparecida, ambas a partir das 14h30'. 

Para instruir e incentivar a  amamentação, Curitibanos conta com o banco de leite do Hospital Hélio Anjos Ortiz (HHAO), funcionando das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, além de um Disk Amamentação, pelo telefone (49) 98412- 1158, que pode ser acionado até mesmo com ligações a cobrar. "Caso a mãe tenha dúvidas, ela pode tanto ligar quanto vir até o banco de leite. Se necessário, será feito o banho de luz e ordenha", explicou a enfermeira do banco de leite Elisabeth Larissa Pasa. 

Conforme Elisabeth, as doações  de leite são recebidas somente das mães que já estão no hospital, devido ao controle de qualidade. Segundo ela, para aquelas com grande produção, são feitas ordenhas e o líquido passa pelo processo de pasteurização.

A enfermeira destacou que,  para o sucesso da amamentação, é preciso muita paciência e doação da mãe, mas também ajuda dos familiares, nem que seja com os afazeres domésticos. Segundo ela, os benefícios do aleitamento materno refletem tanto no bebê quanto na mãe, o que é reforçado pela gerente de enfermagem do HHAO Patrícia Ribeiro, destacando que a criança tem um melhor desenvolvimento, físico e neurológico, e imunidade mais alta, devido aos anticorpos passados pela mãe; já para a mulher, a amamentação facilita na involução uterina e emagrecimento.

Patrícia ressaltou que as teorias  de preparo do seio para amamentar não são mais indicadas pelo Ministério da Saúde, porém, no dia a dia, elas percebem a diferença das mães que tomam sol e fazem fricção no bico do peito. "É preciso ter cuidado para não estimular um parto prematuro, mas as mães que fazem algum preparativo, amamentam mais facilmente", frisou a enfermeira.


OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711