ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
SAÚDE

Dia D do Outubro Rosa é neste fim de semana

Ação promove exames para mulheres

Por AS


(Foto: Divulgação) 

Neste sábado (21), acontece o Dia D em alusão ao Outubro Rosa em Curitibanos. A ação, promovida pela secretaria municipal de saúde, inicia as 8 horas às 11h30' e das 13h às 16h30', com  exames citopatológicos de colo uterino (preventivo) para todas as mulheres e mamografia para mulheres acima de 40 anos. 

Além da unidade central de saúde, as unidades dos bairros Aparecida, Getúlio Vargas, Bom Jesus, Cohab I, São José e São Luiz também estarão participando da ação.

A Secretaria de Saúde alerta para que as mulheres compareçam à unidade de saúde portando o Cartão Nacional do SUS, prontuário municipal, carteirinha de preventivo, CPF e RG.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a ação foi antecipada para agilizar a entrega dos resultados dos exames. Conforme a equipe da Secretaria, no último ano a ação também foi antecipada. "Nos anos que o Dia D foi realizado no mês de outubro, alguns resultados chegavam entre janeiro e fevereiro do ano seguinte. Há apenas um laboratório que realiza os exames e atende toda região. Como a grande maioria dos municípios realiza o dia D nos mesmos períodos, a demanda aumenta e por consequência, os resultados dos exames acabam demorando um pouco mais para serem entregues", justificaram.

Em 2018 foram realizados 2.955 exames preventivos e 1259 mamografias. A coordenação da campanha também lembra às mulheres que as ações de prevenção são realizadas durante todo o ano. "O que acontece neste período é que intensificamos a campanha para lembrar a importância da prevenção e as grandes possibilidades de cura que vêm com um diagnóstico precoce", destacam.

 


OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711