ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  

Temperaturas instáveis, economia instável


(CHARGE: JOÃO MORAES)

O Inverno começa nesta sexta-feira (21) e, com ele, começa, também, o período de reforçar os agasalhos, caprichar nas comidas e bebidas quentes e tirar as cobertas mais pesadas do armário. Há quem aguarde com ansiedade a chegada do frio - que este ano veio bem mais tarde - e há quem veja na estação uma verdadeira tortura. 

Mas o impacto do Inverno, principalmente em regiões de temperaturas baixas como a nossa, vai bem além de agradar ou desagradar a população. A intensidade e a regularidade com as quais o frio chega influenciam diretamente a economia.

Em Curitibanos, a demora para que as temperaturas começassem a cair já faz com que muitas lojas apostem em promoções de artigos da estação, para incentivar as compras e movimentar o estoque.

Em anos anteriores, a procura por botas, casacos de lã e jaquetas já podia ser observada no início de maio, mas, este ano, o consumidor está reticente quanto a investir nesse tipo de compra.

"A intensidade e a regularidade com as quais o frio chega influenciam diretamente a economia"

O impacto é ainda maior na área rural. As condições climáticas são fatores que afetam diretamente o plantio e, consequentemente, a renda dos agricultores. Para este ano, a previsão é de um Inverno instável, com intervalos irregulares entre frio e calor, chuva e Sol, o que acende uma luz de alerta entre os produtores, preparando-os para uma safra difícil em qualidade e quantidade. Mais uma vez, a incerteza sobre a colheita vai tirar o sono de muitos agricultores. 

E a realidade do campo é sentida também na cidade. Com menos oferta nas prateleiras, a tendência é de preços mais altos para o consumidor final nos supermercados, causando mais um impacto financeiro importante.

A dica para enfrentar os efeitos da estação na economia é a mesma que deve ser seguida para amenizar os efeitos na saúde: prevenção. Acompanhar as previsões climáticas e antecipar os cuidados com a produção são formas de amenizar os impactos do clima instável, chuva irregular e geadas tardias previstos para esse Inverno.


OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711