ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  

Cada um de nós é um vigilante


(CHARGE: JOÃO MORAES)

Morar em cidade pequena e de interior é certeza de proximidade com os vizinhos. É comum que as pessoas se conheçam e o clima de união seja mais presente. Viver em sociedade nem sempre é fácil, cada um tem sua forma de pensar e viver, mas, no fim das contas, somos todos iguais e pessoas que estão lutando para ter condições dignas de vida e o melhor padrão de conforto possível. Pensando nisso, não há motivos para não nos ajudarmos na hora de manter a segurança de onde vivemos.

Para colaborar com a garantia de ruas e bairros mais seguros, a Polícia Militar desenvolve o projeto Rede de Vizinhos, realizado em parceria com a comunidade. Cada grupo de moradores da mesma rua se une e se comunica via WhatsApp, onde qualquer ação identificada como suspeita na rua é comentada e, caso tenha necessidade, os policiais são chamados para intervir. Com isso, a PM aponta resultados positivos na redução da criminalidade, principalmente na questão de furtos, algo corriqueiro nos boletins de ocorrência.

É nítida a falta de mão de obra e equipamentos para tamanho trabalho de segurança pública no município, região e país. Cada vez mais, é preciso utilizar o que está disponível de forma inteligente e eficaz e, por que não, contar com o apoio de moradores que sabem,como ninguém, sobre a realidade de seu dia a dia? Não há custo para participar de uma célula da Rede de Vizinhos, apenas o valor da placa de identificação, que deve ficar fixada em frente à residência, garantindo que todos saibam que ali mora alguém que faz parte de um grupo de pessoas que estão se protegendo em conjunto. 

Curitibanos conta com 27 células formadas e duas em formação, com objetivo de ampliação do atendimento para todos os bairros, aumentando a sensação de segurança no município, para que, através da comunidade unida, todos se sintam mais protegidos.


OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711