ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  

Um recado para as mulheres


(Charge: João Moraes) /

Na última semana, a região de Curitibanos passou a acompanhar índices nacionais nada positivos. Os registros de duas tentativas de feminicídio, uma em Frei Rogério e outra em Curitibanos, acenderam uma questão que precisa ser debatida há muito tempo na sociedade. O ápice do egoísmo machista é a tentativa de tirar a vida de uma mulher depois que dela já se tirou tudo: a autoestima, a carreira profissional, a autoconfiança, o apoio dos amigos e da família.  

A delegada de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), Brícia Carolina Costa e Rosa muito bem alerta que a violência doméstica cresce de forma gradual e nunca inicia com uma tentativa de assassinato mas, atitudes podem demonstrar que este pode ser o desfecho de uma relação que iniciou com amor mas agora já predomina estupidez e agressividade.

Mulheres, vocês não são submissas e não precisam de um homem para provar sua feminilidade, sustentar uma família ou serem felizes. Busquem ajuda quando qualquer "companheiro" insinuar que possuí poder sobre seu comportamento, ou qualquer ciúme excessivo, isso não é uma atitude saudável e, na maioria das vezes, quem está vivendo a relação não consegue identificar o risco que corre.

Os crimes "passionais" normalmente não podem ser previstos, acontecem no calor do momento de uma discussão. Em geral, é a ação que vem depois de uma série de agressões e humilhações. A DPCAMI trabalha com a intenção de proteger todas as mulheres que estão vulneráveis. Não tenham medo ou vergonha de pedir ajuda. Uma equipe de mulheres atenciosas e preparadas para identificar qualquer abuso de relação estão disponíveis gratuitamente para evitar que o pior possa acontecer. Se você, mulher, passa por qualquer tipo de opressão entre quatro paredes, vá até a Dpcami, no bairro Bom Jesus, e peça uma Medida Protetiva, afaste quem não te acrescenta. Cuide de si. Você não está sozinha.


mais sobre:

editorial

OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711