ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  

No coração do esporte

Por AS


(Ilustração: João Moraes) /


Nem mesmo o frio do último fim de semana interferiu na participação dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), que Curitibanos sedia até este sábado (10). Essa edição foi recorde em presença. Isso porque, o município está no centro do Estado. Então, seja do lado norte, sul, leste ou oeste, todos puderam chegar com mais facilidade na competição. Ao todo, serão oito dias de competições, nove modalidades esportivas em disputa e cerca de 2.800 estudantes, de 12 a 14 anos, de escolas catarinenses. Nesses dias de Jesc, holofotes e celulares estiveram apontados para Curitibanos.

Curitibanos entrou de vez no mapa e no coração do esporte catarinense. Em 2017, sediou os Jesc de 15 a 17 anos e, em 2018, os Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Além de incentivar crianças e jovens a desafiar seus próprios limites, a prática também movimentou economicamente o município. Uma vez que, todos os insumos das alimentações dos atletas foram comprados na região e a rede hoteleira hospedou vários integrantes da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

Com base em dados da Fesporte, a movimentação no município foi tanta, que cerca de 4.500 estiveram envolvidas no evento. Ou seja, novos visitantes e novos consumidores na cidade. Somente em refeições, foi uma média de 3.900 toneladas por dia, sem contar o café da manhã. A média, segundo os organizadores, é de 16,1 toneladas durante os jogos.

Investir no esporte é pensar além. Investir no esporte é atender âmbitos, como saúde, educação e segurança. As crianças e adolescentes que não tem tempo ocioso, não pensam em criminalidade. Sem contar que o desporto faz com que a realidade do praticante seja transformada. Uma das principais mudanças, é em si mesmo. É aflorada a vontade de lutar e vencer na vida.



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711