ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
EDITORIAL

Plantando saúde


(Charge: João Moraes)

Trabalhar em meio à natureza, sem chefe e sem horários fixos a cumprir parece o emprego dos sonhos para muita gente. Mas a realidade é bem diferente quando observamos a rotina do pequeno agricultor, que enfrenta todo tipo de dificuldade para garantir que os esforços de seu trabalho sejam compensados com uma colheita farta.

Ali, em suas lavouras, está exposto a Sol intenso, chuva, frio e aos riscos constantes de contaminação pelo uso de defensivos agrícolas, que, ao mesmo tempo que favorecem suas plantações, vão minando sua saúde. Além disso, sofre todo tipo de consequência de um trabalho desgastante física e mentalmente, convivendo todos os dias com a incerteza sobre o futuro.

Em meio a um cenário estressante, muitas vezes, o agricultor esquece do cuidado com sua saúde, deixando em segundo - ou até em último - plano exames que são poderosos aliados para prevenir doenças ou evitar seu agravamento. Para chamar a atenção do homem do campo para essa necessidade e facilitar seu acesso a cuidados médicos, neste sábado (17), a Secretaria de Saúde de Curitibanos realiza o Dia D dedicado à saúde do trabalhador rural, concentrando serviços no Parque Pouso do Tropeiro e oferecendo exames rápidos e gratuitos.

A iniciativa é louvável e importante, mas quem determinará seu sucesso é o próprio agricultor, a partir de sua participação. Mais do que isso, cabe a ele que a ação não seja temporária, mas que mantenha seus resultados através da mudança de hábitos para uma vida mais saudável, colocando em dia seus exames e vacinas e seguindo os encaminhamentos dos profissionais de Saúde.



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711