ASemana 36 anos.png
ASemana 36 anos.png
  
EDITORIAL

Ideologia acima do ensino

Por AS


(Charge: João Moraes) /

Universidades em risco de fechar as portas, pesquisas sendo interrompidas, serviços comprometidos. A realidade atual do ensino superior no Brasil tem se mostrado preocupante. Com a justificativa de reduzir custos, o governo federal tem cortado, moeda a moeda, recursos destinados às universidades e com os quais as instituições contam para se manter.

Há desperdício, gastos desnecessários, gente se beneficiando indevidamente dos repasses? Não há como afirmar sem antes realizar uma auditoria para saber o que está fazendo o dinheiro escoar pelo ralo - e se isso realmente está acontecendo. Mas, na era em que o discurso supera os fatos, apenas a afirmação do MEC é suficiente para justificar os cortes.

Em uma análise mais objetiva, no entanto, retornando à campanha eleitoral, o presidente já anunciava sua intenção de "aparar" as universidades, segundo ele, locais de doutrinação de esquerda e de baixa produtividade. Ao assumir, seu ministro da Educação reforçou o discurso de "balbúrdia" e desempenho abaixo da média, cortando verbas da Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), redução que acabou se estendendo a todas as universidades federais.

Pode ser que, realmente, haja algum repasse desnecessário e exista alguma forma de diminuir os gastos nas instituições de ensino superior, mas isso precisaria de uma análise criteriosa e um planejamento de onde cortar sem comprometer os serviços. Fiscalize-se e, onde for observada alguma irregularidade, corrija-se.

Mas, obviamente, a questão é bem mais ideológica do que financeira. O governo vê nas universidades locais de resistência e oposição, características que sempre fizeram parte do conceito universitário. E, para interromper e reverter o "marxismo cultural" que o governo Bolsonaro vê nas universidades, vale tudo... Até prejudicar estudantes que, muito além de ideologias, buscam no ensino superior gratuito a chance de uma vida melhor.



OculoseCia.gif
ConexaoMaster.gif

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711