nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 04 outubro

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


Entrevista

Espírito Santo realiza um sonho

RELIGIÃO. Bandeireira Imperial declara a sua devoção ao Espírito Santo

Maria Madalena Schimitz dos Santos; Você sabe quem é? Sabe sim, é a Dona Nega viúva do Álvaro Ávila dos Santos (Álvaro do Petronílio), Bandeireira Imperial de 2019.

O Jornal Razão conversou com Dona Nega para saber como está sendo esta maratona, principalmente por ser uma das pioneiras a acatar o pedido do padre David, que revitalizou esta que é a mais tradicional festa religiosa da região, incluindo cerimoniais que haviam ficado no esquecimento.

Razão: Há quanto tempo a senhora se envolve com os festejos do Divino?

Dona Nega: Eu sempre fui muito católica. Nasci em Luiz Alves, vim para Tijucas há 40 anos e no ano passado recebi do padre Elizandro um troféu pelos 22 anos em que estive até então envolvida com essas festividades. Fiquei viúva e hoje sou casada com Laurêncio Mayer, que sempre me apoiou. Assim ficou fácil encarar a responsabilidade de ser Bandeireira Imperial.

Razão: Como foi o passo a passo dessa missão?  

Dona Nega: Nós já começamos a trabalhar em julho do ano passado, como de costume. Organizamos uma comissão e preparamos tudo. Quero aproveitar para agradecer todo pessoal, uma equipe unida, coisa de tirar o chapéu.

Razão: E as visitas do Cortejo Imperial nas casas da Praça? 

Dona Nega: As bandeiras visitaram o domicílio de todo o município, independente do credo religioso. Fomos muito bem recebidos e acreditamos que o povo da Praça, bem como de toda a população regional, comparecerá em peso na festa. O motivo maior, entretanto, é explícito no pedido que fizemos após a oração em cada morada: "Que o Divino Espírito Santo entre nesse Lar e permaneça para sempre nesta casa".

Razão: Quem é o casal Imperial?  

Dona Nega: Nós recebemos muitos elogios pela escolha que fizemos. O Imperador será o Matheus Peixer, filho do falecido Peixinho. Ele sempre frequentou a igreja e desde pequenino pedia para mim se dava para ele ser o Imperador. Ele já esta com mais de 20 anos e realizei o sonho dele. Vocês precisavam ver a felicidade de uma pessoa no momento que eu contei a novidade para ele. Há Imperatriz é Bárbara Machado, filha do Celinho e da Rosemar.

Razão: Como foi a entrega das Bandeiras? 

Dona Nega: O padre David foi iluminado quando resgatou valores do cerimonial de cada etapa da Festa do Divino. É tudo muito bonito e a cada ano que passa novidades são incorporadas aos rituais. Na noite do último domingo as bandeiras retornaram para Igreja Matriz. Depois da missa seguiram, em cortejo, todos para a Praça, a pé. Padre Elizandro acompanhou o translado da Coroa e do Cetro Imperial até a Capela Nossa Senhora dos Navegantes, na Praça. De lá retorna tudo para Igreja Matriz na noite de sexta-feira. Ali serão realizadas todas as demais solenidades da Festa do Divino. Todas saídas acontecem do Casarão Gallotti.

Razão: Quais os outros rituais?

D. Nega: Sábado à noite e domingo de manhã acontecem missa festivas. E na noite de segunda-feira todos estão convidados a nos acompanharem até a residência do bandeireiro e bandeireira de 2020.

Razão: Valeu a pena todo esse esforço? 

Dona Nega: Para mim foi uma das coisas mais preciosas que Deus colocou na minha vida, ser Bandeireira do Espírito Santo. Sinto-me realizada.

Razão : Que mensagem a senhora deixa para a comunidade? 

Dona Nega: Primeiramente quero agradecer a Deus e a paróquia pela oportunidade de ser Bandeireira Imperial. Muito obrigado a todos e também deixo a minha gratidão a Dona Mariza, Dona Iselda, padre Elizandro e aos moradores do bairro da Praça. Vocês merecem a proteção Divina do Espírito Santo e para finalizar convido todos os leitores a estarem conosco nesses quatro dias de festejos, que esperamos, também serão divinos.




As mais lidas do dia

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.