15202912083430.png
RELIGIÃO

Padre de Tijucas causa polêmica ao decidir abolir uso de trajes tradicionais na eucaristia

Por Daiane Valentin/JR

Pais de catequisandos da Paróquia São Sebastião, em Tijucas, discordaram de uma decisão do padre Elizandro Scarsi a respeito da mudança das vestimentas a serem utilizadas na Primeira Eucaristia.

O assunto vem gerando polêmica e, na falta de entendimento entre as famílias e o pároco, o assunto chegou até a imprensa.

Tradicionalmente, as meninas usam vestido branco e os garotos roupa social branca. O pároco instituiu que, a partir deste ano, todas as crianças irão utilizar camiseta branca e calça jeans para a cerimônia.

A mãe de um dos catequisandos relatou ao Jornal Razão que não houve nenhuma reunião com as famílias e a maioria dos pais não concordam com a medida.

"Não concordamos com a decisão do nosso Pároco, fugindo da nossa tradicional religião. Temos sabedoria para saber que o traje não é o mais importante, porém, noivas, batizados, festa Divino, até traje dos sacerdotes fazem parte da nossa cultura religiosa", afirma.

A mãe também afirma que as famílias esperam por uma explicação do padre Elizandro e questionam sobre a união dentro da paróquia.

"Queremos ser respeitados e gostaríamos de ver nossas meninas com vestido branco e nossos meninos com traje que sempre foi apropriado para esse momento", explica.

O padre Elizandro não se pronunciou oficialmente sobre o caso. Segundo apurado pela equipe do Jornal Razão, a decisão do pároco se baseou no fato de que as vestimentas tradicionalmente utilizadas teriam um custo elevado, dificultando a aquisição por parte de algumas famílias, enquanto calça jeans e camiseta são roupas mais acessíveis.

Os pais que discordam da decisão argumentam que ajudariam as famílias que não tivessem condições de arcar com os custos. Entretanto, até o fechamento desta matéria, nenhuma reunião havia sido marcada para discutir o assunto.

O traje completo, segundo apurado pelo JR, é alugado por R$ 160,00. Uma comerciante que aluga há 14 anos os trajes na cidade ressaltou que quando uma criança carente não tem condições de pagar pelo aluguel, sempre é proporcionado gratuitamente. 

Além disso, pais afirmam que o valor do aluguel é mais barato do que adquirir uma calça jeans, camiseta e tênis apenas para a celebração. 

Outra reclamação se dá pelo fato de que ninguém foi comunicado previamente sobre a mudança. Uma das comerciantes que faz este aluguel afirma que já havia alugado mais de 40 trajes e, inclusive, recebido o pagamento de grande parte das famílias. 

"Precisei contratar uma menina, como sempre faço, para me ajudar a tirar as medidas, arrumar tudo direitinho para que as famílias possam desfrutar deste momento único de forma apropriada. Agora, precisei dispensar a garota, falar para todos os pais que foi cancelado e devolver o dinheiro", ressalta. 

Primeira Eucaristia

Também chamada de Primeira Comunhão, a Primeira Eucaristia é um dos principais sacramentos da Igreja Católica.

Após aprender sobre os dogmas e doutrinas durante as aulas de catequese, a criança está pronta para partilhar da hóstia e do vinho consagrados durante a missa.

O rito é feito em representação à Santa Ceia, registrada na Bíblia e realizada em memória da crucificação e ressurreição de Cristo.

AVISO: Espaço livre! Para comentários realizados através de terceiros, o jornal se baseia na Lei 2.126/2011 (Marco Civíl da Internet) e dá garantia a liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, nos termos da Constituição. O jornal não se responsabiliza por comentários de terceiros

Continue lendo




ULTIMAS NOTÍCIAS

16121836959090.png
Capa
EDIÇÃO IMPRESSA
Ler agora!
jr.png

| | insta

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809


EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 01 de setembro

Capa