15202912083430.png
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


ENTREVISTA

Alimentos ajudam a blindar o organismo e aumentar a imunidade

Por Lorran Barentin / JR

SAÚDE. Em tempos de pandemia, nutricionista dá dicas para melhorarmos nossa imunidade

Quando pensamos em reforçar nossa imunidade, geralmente pensamos na necessidade de uma alimentação "turbinada". De fato, vitaminas e sais minerais que são encontradas nos alimentos são pilares para o equilíbrio e manutenção correta da saúde do corpo.

Além do mais, com a mudança de temperatura provocada pelo frio que tomou Santa Catarina e em tempos de pandemia por conta de um vírus, o sistema imunológico precisa, mais do que nunca, estar funcionando perfeitamente.

Com o bombardeio de notícias "ruins", principalmente relacionadas à pandemia, é comum que as pessoas se sintam ansiosas e acabem comendo mais, saindo da dieta.

O que podemos fazer é tentar deixar na nossa dispensa alimentos que são mais saudáveis, menos calóricos. Para sabermos melhor sobre o assunto, o Jornal Razão conversou com a nutricionista Laura Emilia Fugazza Marques, que atende em Tijucas e região:

RAZÃO: Por conta do isolamento social, estamos mais em casa. É normal comermos mais?

LAURA: É sim, infelizmente por conta desse cenário atual as pessoas se sentem muito ansiosas pelo fato de não poderem sair de casa, então às vezes por tédio e pelo fato de terem alimentos o tempo todo à disposição, acabam indo na cozinha beliscar alguns alimentos. E também, por ter acontecido a mudança na rotina, acabamos não tendo horários fixos para sentar e realizar refeições como antes. Por exemplo: quem está trabalhando em casa às vezes pode decidir almoçar mais tarde, ou sempre ter aquela bolachinha do lado para comer enquanto está no computador trabalhando e acaba se perdendo nas quantidades que está ingerindo.

RAZÃO: Quais alimentos reforçam o sistema imunológico e podem ser consumidos nesta época?

LAURA: Uma substância que está sendo muito usada atualmente é o própolis verde, pois ele atua como antibiótico natural, possui função antifúngica e tem nutrientes que ajudam a melhorar a imunidade, já que ele promove maior ativação das células de defesa, aumentando assim o reconhecimento e a destruição das bactérias maléficas ao nosso organismo. Além de ser muito fácil de ser consumido: É só colocar algumas gotinhas em um copo pequeno com um pouco de água e limão que você já consumiu diversos nutrientes em 1 gole só. Algumas pessoas dizem consumir menos frutas e verduras no frio, pois preferem consumir alimentos mais quentes. Mas, que tal picar frutas como maçã, banana e pêra, colocar um pouco de canela por cima, 1 colher de mel e aquecer no micro-ondas? Ou para consumir vegetais como cenoura, pimentão e brócolis, juntar todos em uma panela e fazer aquela sopa bem quentinha? Para temperar pode usar açafrão, pedaços de gengibre e vegetais verdes escuros picados. A linhaça também pode ser usada pelo seu alto teor de ômega 3, também presente no peixe. É só colocar 2 colheres da semente no liquidificador e usar por cima do arroz, feijão, carnes e saladas.

RAZÃO: Alimentos como o mel são indicados para combater sintomas gripais. Ele realmente auxilia ou é fake news? 

LAURA: Ele auxilia sim. Principalmente por conter compostos que possuem efeito anti-inflamatório, antioxidante e antimicrobiano, aumentando a imunidade. Mas, se você não gosta muito de mel e prefere o melado, também estará ajudando sua imunidade, pois ele contém dez vezes mais cálcio, magnésio e ferro do que o mel.

RAZÃO: Podemos aproveitar a quarentena para readequar nossos hábitos alimentares?

LAURA: Com certeza, vejo muitas pessoas que, no início da quarentena, acabaram ficando mais ansiosas e, consequentemente, comendo mais, alegando que, agora que estão passando mais tempo em casa, buscam na internet muitas receitas novas de doces e ricas em gordura e por isso ganham mais peso. Mas por que não aproveitar esse tempo para testar receitas novas mais equilibradas? Só trocando simples ingredientes você já está deixando o seu corpo mais saudável. Por este motivo, um grande público me procura para readequar os hábitos a fim de ter uma alimentação melhor e mais equilibrada.

RAZÃO: Quais as dicas para o período pós quarentena?

LAURA: Primeiramente respirar fundo e tentar se acostumar com a vida normal novamente, assim como foi difícil nos adequarmos com a quarentena, será necessário fazermos o mesmo com a vida fora dela. Devemos levar a vida do jeito mais leve possível, ter uma rotina alimentar saudável, mas sem fazer dietas restritivas demais e, principalmente, sem seguir a dieta que algum amigo ou vizinho fez e emagreceu, ou a dieta que a internet diz ser milagrosa. Pois essas dietas são feitas para um público geral, é totalmente diferente você consultar um profissional capacitado para isso, pois só um nutricionista irá adequar a sua alimentação para o seu estilo de vida, seus hábitos, pro seu objetivo e, principalmente, caso você possua alguma doença ou alergias alimentares. Não se preocupe se você ganhou muito peso nessa quarentena, com certeza você não foi o único, e ao longo do tempo com uma alimentação saudável e tranquila, juntamente com exercícios físicos, esse peso vai embora.

RAZÃO: Você está atendendo normalmente ou apenas de forma on-line?

LAURA: Atualmente atendo de forma presencial na academia Athletics em Tijucas e a domicílio nas cidades entre Itajaí e Tijucas com todas as medidas de segurança e higiene. Se necessário, também realizo atendimentos de forma on-line se preferível pelos pacientes que se sintam mais seguros dessa maneira.

RAZÃO: Você trabalha somente com emagrecimento?

LAURA: Não, a nutrição abrange diversos objetivos, minha função não se restringe somente a perda de peso, mas sim, em uma vida saudável. Além de emagrecimento, trabalho com aumento de massa muscular e hipertrofia na academia, com ganho de peso, com pessoas que desejam realizar reeducação alimentar, cuidar de alguma alergia ou intolerância proveniente de alimentos específicos, controlar doenças como diabetes, pressão alta, entre outras. Também podem me procurar se precisarem de alimentos específicos, suplementos ou chás para ter uma melhor noite de sono e para melhora de exames de sangue e dos níveis de vitaminas, pois elas são de extrema importância para o funcionamento do nosso corpo.

RAZÃO: Como proceder para agendar uma consulta?

LAURA: Estou disponível por telefone e whatsapp no número (47) 99928-5560 e através do instagram @nutrilauramarques, onde eu estou sempre dando dicas sobre alimentação, como ter uma vida mais saudável e mostrando diversas receitas práticas, com ingredientes simples de preço acessível.





ULTIMAS NOTÍCIAS

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809


EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 15 de dezembro

Capa