15202912083430.png
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


SAÚDE

SAÚDE: Vigilância esclarece sobre surto de pernilongos em Tijucas

 Nos últimos dias, moradores de diversos bairros de Tijucas têm relatado o surgimento de um grande número de mosquitos, o famoso pernilongo. Comum nesta época do ano, eles estão aparecendo em grande quantidade e gerado várias denúncias à Vigilância Sanitária do município.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde de Tijucas, em consulta ao setor epidemiológico do estado, e após análise de material coletado em diversos locais, verificou-se que o mosquito não é transmissor de doenças e trata-se realmente do mosquito comum, que conhecemos como pernilongo. Ainda segundo a vigilância do estado, trata-se de um fenômeno ocasionado pela perda do habitat natural do mosquito.

Segundo a coordenadora da vigilância de Tijucas, Idarlene Daroci, "sempre que é feito o chamado, técnicos da equipe vão até o local, fazem a coleta do mosquito e assim, encaminhamos o material para análise. Até o momento não temos recebido testes positivos para aedes aegypti e por isso, de imediato, não há mais o que ser feito além deste monitoramento", explica. 

Ela também reforça a importância de atitudes preventivas, com destaque para o uso de repelentes, principalmente por crianças e idosos. Outra medida eficiente é a criação de barreiras físicas nos ambientes e uso de repelentes elétricos. 

 O secretário municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula explica que não há motivos para maiores preocupações. "Mesmo assim, já solicitamos ao Estado que seja tomada mais alguma providência, caso seja necessário, tomando todos os cuidados para evitar qualquer desrespeito às normas ambientais e epidemiológicas", afirma.




ULTIMAS NOTÍCIAS

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809


EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 15 de dezembro

Capa