nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 13 de fevereiro

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


MEDICINA

Pacientes ganham o Centro de Diagnóstico por Imagem mais completo da região

Com toda estrutura completamente reformada, o Hospital São José passa a contar com serviços completos de diagnóstico por imagem

Por Rafael Teixeira

 A tecnologia na medicina não para de avançar, e o Hospitalão José ampliou a estrutura de seu CDI para abrigar os mais modernos equipamentos e garantir o conforto do paciente.

Novo Posto de Enfermagem do CDI do Hospital São José

 A medicina é uma das áreas que mais se beneficia do avanço da tecnologia nos nossos tempos. A telemedicina, inteligência artificial e a robótica, por exemplo, já são realidade no Brasil. A cada novo estudo publicado nas revistas científicas, muda-se algum paradigma que vai refletir diretamente no atendimento dos pacientes em consultórios pelo País. Isso sem falar nos equipamentos, cada vez mais modernos e capazes de detectar doenças em estágios iniciais, proporcionando tratamentos mais leves, com medicamentos mais assertivos e, por fim, maior chance de cura.

 As técnicas de diagnóstico por imagem, caso da tomografia, endoscopia e ultrassom, por exemplo, são uma das áreas que mais ganham com essa evolução tecnológica. Esses exames utilizam diferentes formas de energia, como radiação e ondas sonoras, para visualizar o interior do corpo humano e verificar o funcionamento de cada estrutura ou órgão, tudo de forma minimamente invasiva. Os avanços alcançados nesses métodos aumentam a precisão, segurança e a possibilidade de prevenção de diversas doenças, nas mais diferentes especialidades médicas.

 Felizmente, o estado de Santa Catarina é um dos pioneiros no País em inovação tecnológica para medicina, e a região de Tijucas não está atrás. Pensando em absorver todas essas novidades, a principal unidade de saúde da cidade, o Hospital São José (HSJ), no Centro, ampliou recentemente toda a estrutura de seu Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).

Espaço mais amplo para pacientes e equipamentos

Nova sala de endoscopia e colonoscopia do CDI do Hospital São José

 A reforma do CDI do Hospital São José possibilitou 10 espaços de atendimento para a população e locais de trabalho dos médicos e a equipe de enfermagem. Foram ampliadas as salas de espera, recuperação, observação e medicação, além das salas em que se realizam as endoscopias, colonoscopias, ultrassom e as áreas de preparo para esses exames. O posto de enfermagem e os consultórios médicos também foram modernizados.

 Segundo a coordenadora de Atendimento do HSJ, Daniela de Campos, agora essas salas contam com estrutura mais moderna e ampla.

 "Nosso Centro de Diagnóstico por Imagem abriga equipamentos de última geração. Com a reforma, essas máquinas ficam alocadas no espaço adequado, permitindo melhor circulação da equipe técnica e mais conforto para os pacientes, tanto durante o exame quanto nas salas de espera", afirma.

 São 10 os exames que podem ser realizados no CDI do Hospital São José. Entre eles, alguns mais conhecidos da população em geral, por serem procedimentos menos complexos e que fazem parte da rotina de tratamento de doenças mais comuns. É o caso do Raio-X, Ultrassom, Endoscopia Digestiva Alta e Endoscopia Terapêutica, Colonoscopia e Tomografia. Mas também há exames importantes para avaliar a saúde do coração, como o Doppler colorido, um ultrassom que mede a circulação dos vasos sanguíneos, e a Angiotomografia, que utiliza o tomógrafo para mostrar as características das veias e artérias do paciente.

 Outro exame mais complexo que pode ser feito no HSJ é o de Densitometria óssea, método que avalia a massa de um osso e sua densidade mineral, sendo a principal forma de diagnosticar e combater doenças como a osteoporose e a osteopenia. Há ainda a Mucosectomia, uma técnica endoscópica que permite a remoção de lesões gastrointestinais nas camadas superficiais do tubo digestivo.

 Com todas essas possibilidades em uma estrutura completamente reformada, o Hospital São José passa a contar com serviços completos de diagnóstico por imagem, facilitando o atendimento aos pacientes com quadros mais complexos, que agora podem ter todo o atendimento e avaliação em um só lugar, com segurança e conforto.

 "Todo este complexo tecnológico é dirigido por uma equipe de médicos, técnicos e enfermeiros com larga experiência e focados em oferecer diagnósticos precisos, eficientes e humanos", explica Daniela de Campos.

Tradição e credibilidade em Tijucas

Nova sala de espera do CDI do Hospital São José

 Atualmente, o Hospital São José conta com 63 leitos e é referência em ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, clínica médica e outras especialidades para toda a região do Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda. Isso inclui a prestação de serviços para as populações de cidades como Canelinha, São João Batista, Nova Trento, Itapema, Porto Belo e Bombinhas, além de Tijucas. A unidade é administrada desde 2017 pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), instituição filantrópica com base em São Paulo que atua em Saúde e Educação voltados para Assistência Social em seis estados, gerindo mais de 20 unidades em todo o País.

 O HSJ fica na Rua Marechal Deodoro, no Centro de Tijucas. Para agendar um exame no CDI da unidade, basta enviar um e-mail para autorizacao.cdi@hsjtijucas.org.br, uma mensagem para o WhatsApp (48) 99183 5792, ou ligar para o telefone (48) 3263 2671.

Nova sala de ultrassom do CDI do Hospital São José

Sobre o Hospital São José (HSJ-Tijucas)

 Em 1938, graças à iniciativa de João Bayer Filho, Irmã Gonzaga e José Gallotti, percebendo a necessidade de oferecer tratamentos de saúde de qualidade à população carente de Tijucas, foi iniciada a construção do Hospital São José. Inaugurado em 8 de março de 1942, a Instituição iniciou os atendimentos para todo o Vale do Rio Tijucas e Costa Esmeralda, o que inclui municípios de Canelinha, São João Batista, Nova Trento, Major Gercino, Itapema, Porto Belo, Bombinhas e Governador Celso Ramos. Em abril de 2015, a sociedade Divina Providência realizou uma parceria com a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) para efetuar a administração do HSJ-Tijucas e, a partir de 2017, a gestão passou a ser integralmente da ACSC.

 Atualmente, o Hospital conta com 63 leitos, participa de todas as campanhas de cirurgias eletivas promovidas pela Secretaria Estadual de Saúde e é referência em Ortopedia para o Sistema Único de Saúde (SUS) na região. Além dessas, o rol de especialidades inclui Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Psiquiatria, entre outros. A unidade conta, ainda, com corpo clínico qualificado e estrutura moderna para serviços como Clínica Médica e Cirúrgica, Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro de Especialidades Médicas e Emergência Geral.



As mais lidas do dia

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.