nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 18 outubro

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


CURIOSIDADE

A influência da Lua sobre o sono e os sonhos

Desde os tempos mais remotos já se sabe que a Lua tem grande efeito sobre os seres vivos na Terra. O calendário lunar influencia a agricultura, as mares e, segundo a tradição popular, até o nascimento dos animais. A posição e o alinhamento da Lua em relação à Terra e ao Sol resulta em duas forças primárias: a gravidade e as mudanças de luz.

Dentre os fenômenos ligados à Lua , um dos mais estudados é a importância do satélite na astrologia, nos sono e nos sonhos. Suas fases afetam o emocional e podem resultar em impactos na mente, inclusive durante o repouso. Veja alguns estudos interessantes sobre o assunto:

De acordo com um estudo publicado na revista científica Current Biology, a lua cheia é capaz de afetar o ritmo circadiano (ciclo vigília-sono) e o nosso relógio biológico. Este fenômeno baseia-se na evolução das espécies, já que o homem primitivo tinha grande relação com os astros.

Há também relatos de pesquisadores que monitoraram a atividade cerebral de voluntários, revelando que durante a lua cheia ocorre diminuição dos níveis de melatonina, um hormônio conhecido por regular os ciclos de sono e vigília.

Sob o aspecto astrológico, o tipo de sonho depende diretamente da passagem da Lua sobre os signos e do alinhamento com os outros planetas. "Durante a lua cheia, se uma pessoa é normalmente criativa, a energia que irradia do brilho da lua pode estimular sonhos mais vívidos", explica o psicólogo, conselheiro espiritual e instrutor de tarô, Davida Rappaport, à revista americana Bustle. Sonhar com um presente, por exemplo, pode significar algo positivo, que antevê bons momentos, enquanto sonhar com um vidro quebrado sugere mudanças negativas em sua vida.

Entre especialistas de esoterismo, o poder da lua cheia exerce influência magnética sobre a água. Como o ser humano é constituído de 70% de água, a Lua pode influenciar o organismo, assim como influencia as marés.

Outros estudiosos já mencionam a questão da sincronicidade do campo magnético da Terra com a Lua, aumentada durante a lua cheia, que pode influenciar o sono e deixar os sonhos mais vívidos e intensos. Este sonhos que ocorrem na última fase do sono, quase ao amanhecer, podem ser lembrados com maior frequência. Memórias, sensações e experiências podem ocorrer de forma muito diferente da realidade, sem uma ordem lógica.

Embora existam muitos estudos e teorias, a comunidade científica ainda não tem conclusões finais sobre as influências da Lua sobre o sono e a vigília. Ainda é preciso que sejam realizadas mais pesquisas para comprovar essa relação tão complexa.  




As mais lidas do dia

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.