15202912083430.png
CULTURA

65 anos salvando vidas através da música: conheça a Associação Musical União Tijuquense

Por Daiane Valentin / Jornal Razão
Foto: Jhonata Scaratti Holleweger/JR

"Nosso serviço salva vidas, a música coloca a criança no lugar onde ela deveria estar, em contato com a cultura e inclusão e mostra que ela é capaz, independentemente de onde mora ou de sua condição financeira", com essas palavras o presidente Joauro Santos define o trabalho da Associação Musical União Tijuquense (ASMUT).

Na entidade são ofertadas aulas gratuitas de canto, instrumentos de sopro, violão, ukulele, bateria e percussão.

Apesar da maioria dos novos músicos serem crianças - que podem ser matriculadas a partir dos 5 anos - a ASMUT também atende jovens e adultos - o aluno mais velho tem 78 anos.

O afiador Fabiano Matos Fusco, de 43 anos, morador do bairro XV de Novembro, conta que chegou até a Associação após uma indicação.

"Eu trouxe minhas duas filhas, de 9 e 7 anos, para fazerem aulas e quando soube do trabalho realizado aqui, também comecei a participar enquanto esperava elas", ressalta.

Lara e Lívia aprendem bateria, ukulele e canto, enquanto Fabiano se dedica às aulas de ukulele (instrumento que já tocava antes), canto e violão.


"É uma experiência muito bacana que estou tendo aqui, eu até ajudei a formar uma banda na Igreja Adventista, que eu frequento".

Matrículas

Para participar das aulas não há restrição de público ou endereço e nem é necessário ter instrumentos - o aluno pode, inclusive, levar emprestado para treinar em casa, com exceção da bateria.

"Temos matrículas abertas o ano todo, basta vir até a ASMUT nos horários de aula e conversar com o professor. Temos mais de 500 alunos matriculados atualmente e acreditamos que nesse ano vamos chegar a 1.000", afirma Joauro, que também é maestro da banda e ministra aulas de todos os instrumentos.

A ASMUT fica na Avenida Bayer Filho, 1335, no Centro de Tijucas, e funciona das 8h às 19h30, de segunda a sexta-feira.

Além da própria sede, as aulas são ministradas no Centro de Eventos João Bayer Neto, nos mesmos horários. As ações são apoiadas pela Secretaria Municipal de Cultura, Juventude e Turismo, comandada por Paula Regina da Silva, com apoio do prefeito Elói Mariano Rocha.

Para estar mais perto da comunidade e evitar grandes deslocamentos, a ASMUT promove aulas todas as sextas-feiras em duas escolas, durante o contraturno escolar, nos bairros Oliveira (às 8h30) e Campo Novo (às 10h).

Uma história musical

A Sociedade Musical União Tijuquense foi fundada em 10 de julho de 1957 sob a presidência de Antônio Bayer.

Posteriormente, passou a se chamar Associação Musical União Tijuquense.

Além das aulas de música, a ASMUT se apresenta em festas e comemorações do município e região, sempre que convidada, além de participar de desfiles cívicos.

O trabalho também é forte nas escolas - nos próximos dias, haverá apresentações especiais nos chamados "Dia da Família", na Escola Madre Sabina (diretora Josiane) e no CEI Zilda Maria Peixer (diretora Ângela).

Joauro relembra que quando assumiu a coordenação da Associação, em 2018, lutou para realizar o sonho de ampliar a oferta de aulas.

Antes, eram apenas aulas de instrumentos de sopro e percussão. Os outros instrumentos e o canto foram sendo incorporados.

"Eu também tenho o sonho de colocar teclado e cavaquinho, mas depende de recursos para fazer essa implementação", ressalta o coordenador.

Atualmente, a diretoria é formada, além de Joauro, por Eduardo Geraldo (vice-presidente); Cátia Santos (1ª secretária); Luan Mauricio dos Santos (1º tesoureiro) e Denilza Yolanda (presidente do conselho fiscal).

Joauro tem uma história muito particular com a ASMUT. Ele é filho de um dos músicos fundadores da associação, João Marcolino dos Santos. Seguindo os passos musicais do pai, Joauro começou a aprender clarinete na instituição, de onde nunca mais saiu.

Sua irmã, Cátia, atua na diretoria e seu filho de 10 anos é aluno.

A equipe de professores é formada por Elaine Matos (violão), Rafaela Schmitz (canto e violão), Vitória Freitas (violão e ukulele), Ezequiel Rosa (instrumentos de sopro, ukulele e violão), Wellinton Formigueri (bateria e instrumentos de sopro), além de Joauro, que ensina todos os instrumentos.

Projetos

A ASMUT tem três projetos ativos: Projeto Música e Vida, Programa Música na Infância e Campanha Música na Escola.

Nas instituições escolares, o objetivo é ensinar música para cerca de 6 mil alunos tijuquenses.

Desta forma, a expectativa da coordenação para esse ano chega a 7 mil alunos aprendendo música na forma de canto e instrumentos.

Os projetos para crianças e adolescentes são custeados por meio do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), em duas modalidades: chancela (com apoio da Cerâmica Portobello, Supermercados Koch e Ala Calçados, de São João Batista) e edital de cofinanciamento, entre abril e dezembro.

O FIA é viabilizado por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, pasta gerida por Bianca Bibiani Machado.

Já para o atendimento de jovens e adultos, é utilizado recurso advindo da prefeitura de Tijucas desde 1998, no valor de cinco salários mínimos.

Quem tiver curiosidade pode acompanhar os ensaios da banda da ASMUT, que são realizados todas as terças-feiras, das 19h30 às 20h30, na sede.

A partir da próxima segunda-feira (18), um novo projeto será iniciado no Serviço de Convivência no bairro Santa Luzia, com aulas de música para crianças, adolescentes e grupos de idosos.

Nova sede

Joauro conta ainda que a ASMUT tem um projeto aprovado para a construção de uma nova sede, com 1 mil m².

Será um espaço maior para atender melhor aos alunos e contará com 10 salas, estúdio e um refeitório. Atualmente, os músicos já são servidos de lanche no intervalo entre as aulas.

"Nós planejamos com essa nova sede atender 200 alunos por hora e estamos buscando parcerias para conseguir os recursos necessários para a construção", relata o presidente.

AVISO: Espaço livre! Para comentários realizados através de terceiros, o jornal se baseia na Lei 2.126/2011 (Marco Civíl da Internet) e dá garantia a liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, nos termos da Constituição. O jornal não se responsabiliza por comentários de terceiros

Continue lendo




ULTIMAS NOTÍCIAS

16121836959090.png
Capa
EDIÇÃO IMPRESSA
Ler agora!
jr.png

| | insta

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809


EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 01 de setembro

Capa