15202912083430.png
ESPECIAL

Honras para quem tem mérito

Por Lorran Barentin / Jornal Razão

Todo mundo conhece o Batman. Quem nunca ouviu falar no Homem de Ferro? Mas, e o Paulão, você conhece? E o Vorlei, já ouviu falar?

Quando precisamos da polícia, obviamente, não ligamos para o Batman. Discamos 190. Quando alguém comete um crime, a sociedade confia na Polícia Penal para vigiar, punir e principalmente ressocializar a pessoa, e assim sucessivamente, em todas as esferas da Segurança Pública.

Será que estes anônimos, que dedicam suas vidas para que a sociedade como conhecemos possa existir, realmente são lembrados e reconhecidos como deveriam? Raramente ouvimos alguém falar: "nossa, como os bombeiros vieram rápido". Agora, frases do tipo: "caramba, como é demorado! Queria ver se fosse alguém da família", a gente ouve todos os dias.

Na contramão desta realidade, a Câmara de Tijucas promoveu esta merecida honraria para nossos heróis anônimos de carne e osso. Paulão e Vorlei são apenas dois exemplos e estão entre os 14 profissionais homenageados por indicação do delegado da Polícia Civil, dos comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e, também, do Diretor do Presídio de Tijucas. Conheça quem são os destaques do ano:

Cabo Douglas Brizola Camargo Giordani

No dia 08 de fevereiro de 2021 a guarnição da PM foi empenhada para atender um chamado no local onde um senhor estava sentado à borda do viaduto tentando tirar a própria vida. A queda do local era de aproximadamente 5 metros de altura. No entanto, graças à atuação dos policiais, a tragédia foi evitada. Enquanto o Sargento Foppa se posicionou na parte debaixo do viaduto para conversar e desencorajar o cidadão de pular, o Cabo Camargo subiu pela lateral do viaduto sem ser notado, e depois de atravessar a BR-101 e adentrar a pista, conseguiu agarrar o cidadão e colocá-lo fora de perigo. Após o salvamento, os policiais conversaram com o cidadão, que foi levado até o quartel para receber alimentação, atendimento e orientação pela equipe socorrista.

Cabo Rafael Correa Luz e Soldado Adrian Pedroso Nunes

Segundo relato da PM, no dia 21 de fevereiro de 2021 os policiais estavam em rondas na Avenida Coleiras quando avistaram uma mulher visivelmente perturbada e andando de forma perigosa por entre os carros. Ao ser questionada, a senhora, que estava descalça e com marcas de corte nos braços, disse que não queria mais viver e em um ato de impulso tentou ser atropelada pelos veículos que transitavam pela marginal da BR-101. Com empenho, os policiais, que estavam a pé, conseguiram alcançar a mulher e jogá-la no canteiro da marginal da rodovia, salvando sua vida. Em razão desse evento, a Polícia Militar considerou a prática do Cabo Rafael Correia Luz e do Soldado Adrian Pedroso Nunes como um ato de bravura. Segundo a PM, os agentes demonstraram coragem, audácia e fidelidade ao juramento que fizeram ao ingressar na corporação: o de defender a sociedade, mesmo colocando em risco a própria vida

Policial Penal Patrícia Pissete Braga

Formada em Serviço Social pela Universidade de UNICRUZ e especialista em Segurança Pública, atuou como assistente social entre 2005 e 2010. Tornou-se policial penal em 2010, iniciando suas atividades no Complexo Penitenciário do Estado, em São Pedro de Alcântara, onde foi supervisora de plantão. Trabalhou no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí na ala feminina e na Unidade Prisional Avançada de Brusque, no Presídio Regional de Tijucas desde 2020, onde hoje ocupa a Coordenação de Administração Penal. Além das suas atividades inerentes à função e coordenação, para ajudar a Unidade, assumiu recentemente a função no Conselho da Comunidade e tem se dedicado pessoalmente a revitalizar espaços, tendo a finalidade de deixar mais leve o ambiente profissional e auxiliar na saúde mental dos profissionais. Criou um projeto em parceria com a empresa que atua na unidade, e através de materiais que seriam descartados fabrica pequenas mantas que serão doadas aos abrigos de cães do Município e ao Grupo de Operações e Resgate de animais na rua. Sua atuação tem ultrapassado os muros da unidade alcançando também a comunidade de Tijucas.

Policial Penal Vorlei Pereira

Advogou na área trabalhista por mais de dois anos, foi coordenador pedagógico em colégio da rede privada, tornou-se Policial Penal em doze de agosto de 2014. Trabalhou em regime de plantão até assumir os trabalhos junto ao setor penal no Presídio Regional de Tijucas, onde hoje é Coordenador de Execuções Penais. Sua atuação foi extremamente importante na implementação das audiências virtuais e mais recentemente no parlatório virtual; sua atividade é de suma importância, assessorando a Direção na interpretação de portarias, normativas e toda a legislação que afeta os trabalhos na Unidade, não medindo esforços em atender emergências a qualquer hora e em qualquer dia. É referência para os colegas de farda quando o assunto se refere as Leis de Execução penal e Direito Penal.

Policial Penal Alexandro Feijó

Policial Penal há mais de sete anos, exercendo hoje a função de Supervisor de Plantão, Alexandro é dedicado ao trabalho e honrando a instituição, teve uma grande participação no período da pandemia de Covid-19 quando cancelou suas férias e licença para assumir plantões que estavam defasados por conta dos afastamentos para tratamento da doença. Ele tem assumido compromissos importantes para a operacionalização das ações na unidade. É conhecido e reconhecido pelo empenho em cobrar de forma justa procedimentos juntos aos internos no Presídio Regional de Tijucas. É também unanimidade entre todos os colegas quando se refere à parceria e dedicação, sempre sendo consultado pela Direção quando se busca aprimoramento de procedimentos e visão de cenário de segurança.

Policial Civil Cleverson Turczinsk

Ingressou na Polícia Civil em 2009. Trabalhou alguns meses no Município de Gaspar e no mesmo ano escolheu Tijucas para desempenhar suas atividades e manter sua residência. Já desempenhou diversas atividades dentro da instituição, sempre com muita dedicação. Também é referência para os colegas, e atualmente desempenha a função de supervisor operacional, além de integrar a equipe de investigação.

Policial Civil Luiz Carlos

Ingressou na Polícia Civil em 2008. Em 2015 mudou sua lotação para Tijucas, cidade escolhida para ser sua moradia. Referência entre os colegas por seu comprometimento, desempenhou diversas atividades dentro Instituição e atualmente coordena o setor de investigação.

Policial Civil Fernanda Antunes

Desempenhou diversas funções dentro da instituição, mas há anos é responsável pela secretaria e distribuição da Delegacia, setor extremamente importante dentro de uma unidade policial. Também é uma referência entre os colegas por sua dedicação e comprometimento.

Bombeiro Comunitário Paulo Everaldo Franz

No dia 3 de maio de 2017, foi inaugurado o Centro de Treinamento de Busca e Resgate em Estrutura Colapsada do Corpo de Bombeiros Militar de Tijucas, o qual só foi efetivado graças ao apoio circunstancial do Bombeiro Paulão, que dedicou-se junto a seus companheiros durante um ano em prol da construção desse centro, que hoje se tornou referência estadual nesse tipo de treinamento na área de bombeiro. Em maio do ano de 2021, seus trabalhos foram direcionados à manutenção do Centro de Treinamento.

Bombeiros Comunitários Cláudio de Lara e Elias Dalpra

De Lara e Dalpra, no contraturno de seus horários de trabalho, voluntariamente apoiam a guarnição do bombeiro de Tijucas. Desde maio de 2021, estão dedicados à manutenção do Centro de Treinamento, o qual será reinaugurado em 12 de maio de 2022. Foram meses dedicados ao trabalho pesado, de construção, reboco, pintura, pavimentação, e muito mais. Não há palavras para mensurar os esforços emanados por estes bombeiros comunitários para que as obras se concretizassem.

Policial Penal Edemir Alexandre Camargo Neto

O tijuquense Edemir Alexandre Camargo Neto nasceu e construiu sua vida no Município de Tijucas, onde até hoje reside com seus familiares. Descendente de uma família que tem suas profundas raízes ligadas à história da cidade, sempre manteve em sua trajetória de vida o orgulho de ser filho de Tijucas.

Aprovado em concurso público em 2008, tornou-se policial penal e durante seus 12 anos como servidor público já atuou em todas as funções que compreendem as rotinas do sistema prisional.

Atualmente, o tijuquense Alexandre ocupa o alto escalão do Governo de Santa Catarina, quando em março de 2022 assumiu como Secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, caminho que galgou através de seu próprio esforço e cuja base foi proporcionada pela vivência e formação no coração do município de Tijucas.

AVISO: Espaço livre! Para comentários realizados através de terceiros, o jornal se baseia na Lei 2.126/2011 (Marco Civíl da Internet) e dá garantia a liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, nos termos da Constituição. O jornal não se responsabiliza por comentários de terceiros

Continue lendo




ULTIMAS NOTÍCIAS

16121836959090.png
Capa
EDIÇÃO IMPRESSA
Ler agora!
jr.png

| | insta

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809


EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 01 de setembro

Capa