15202912083430.png
EVENTO

31ª SC Trade Show: setor calçadista impressiona com cores, formas e tamanhos

Foto: Foto: Divulgação

Um verão colorido, ousado e bastante alto. Essa é a tendência para a temporada 2023 no setor calçadista, apresentada em primeira mão durante a 31ª SC Trade Show. O evento, realizado de quarta, 20, até nesta sexta-feira, 22, no CentroSul, em Florianópolis, reúne mais de 100 marcas de calçados, bolsas e acessórios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

A maior rodada de negócios do setor calçadista é realizada pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), e é a primeira da temporada no país. "É uma feira já consolidada e atrai lojistas do Brasil inteiro que buscam sair na frente com seus clientes, oferecendo produtos diferenciados e exclusivos", comenta o presidente da entidade, Almir Manoel Atanázio dos Santos.

Ele ressalta que esta é a segunda feira presencial pós-pandemia e mostrou um resultado ainda melhor do que a primeira, realizada em novembro. "Sentimos uma melhora em resultado de público, expositores e vendas. Acreditamos que teremos um boom de vendas no segundo semestre, o que impulsionará muito a economia local de São João Batista e região".

O setor calçadista tem grande representatividade na economia do Estado. Segundo levantamento do Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), a participação da indústria de calçados no PIB foi de 14,33%, em 2019.

Além da comercialização para lojistas brasileiros, as empresas calçadistas também realizam exportações que, em 2021, movimentou US$10,3 milhões. Nesta edição da SC Trade Show, quatro importadores estiveram presentes, sendo do Equador, Colômbia e dois do Peru.

"Eu vejo, no modo geral, que a economia está voltando a caminhar. Temos uma margem estabilizada na questão política, e isso também atraiu a atenção de investidores de outros países. Acredito que teremos bons momentos no segundo semestre e um crescimento exponencial para 2023", avalia Santos.

Junior Viríssimo, proprietário da Giulia Bardô, participou pela primeira vez do evento. Ele criou uma expectativa de relacionamento, mas foi surpreendido por ver o mercado absorver bem a marca. "Fiquei muito feliz com a movimentação, que foi bem estratégica. Já participei de outras feiras, mais volumosas em questão de público, mas com resultado de atendimento e até mesmo de compra muito menor", revela.

Em relação aos negócios, o empresário percebe que hoje as pessoas não compram mais apenas um calçado, mas sim uma experiência. "Vejo que as marcas que se preocuparam com esse trabalho de trazer o cliente para entender melhor e humanizar esse atendimento, saíram na frente e estão colhendo resultados muito bons nesse pós-pandemia, que é o que a gente propõe hoje na Giulia Bardô", diz.

A lojista Marizete Fatima Panisson, de São José do Ouro, no Rio Grande do Sul, esteve presente pela primeira vez na SC Trade Show e se surpreendeu com a estrutura do evento. "Costumo participar da feira de Gramado (RS), mas fui convidada a vir conhecer essa e me encantei. Vou conseguir sair na frente com meus clientes, antecipar as coleções e sair daqui já com novidades para apresentar", diz.

Ela comenta que os clientes estão carentes por algo diferente. "As pessoas estavam muito para baixo, acostumados com o básico, o conforto, agora querem se arrumar, ousar, e é o que a gente encontra aqui na feira, muita cor, modelos bastante diferenciados e saltos, plataformas voltando com força total".

Estilista de celebridades participa do evento

O estilista Rodolpho Rodrigo esteve presente nos dois primeiros dias de feira e pode conferir de perto todas as novidades da próxima estação. Ele, que atende celebridades como a cantora Naiara Azevedo e o casal Virgínia e Zé Felipe, ficou surpreso com a variedade de produtos e estrutura do evento. "Fiz algumas escolhas e vou levar para meus clientes nas minhas produções, porque são produtos que merecem ir para o Brasil todo e até pelo mundo, porque são tendências e alta moda, inspiradas em várias grifes", diz.

Durante sua presença, o estilista teve diversas ideias que serão levadas à organização do evento. "Já me sinto time da feira e tenho certeza que ela não será mais a mesma sem a minha presença. Espero que essas ideias que surgiram possam contribuir para tornar o evento referência no mundo mesmo", pontua.

Próxima edição já tem data

A 32ª SC Trade Show já está confirmada. A rodada de negócios que apresentará a coleção outono inverno 2023 será realizada entre os dias 26 a 28 de outubro.

O evento ocorrerá em novo endereço, desta vez, no novo Centro de Eventos de Balneário Camboriú, no litoral Catarinense.


AVISO: Espaço livre! Para comentários realizados através de terceiros, o jornal se baseia na Lei 2.126/2011 (Marco Civíl da Internet) e dá garantia a liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, nos termos da Constituição. O jornal não se responsabiliza por comentários de terceiros

Continue lendo




ULTIMAS NOTÍCIAS

16121836959090.png
Capa
EDIÇÃO IMPRESSA
Ler agora!
jr.png

| | insta

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809


EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 01 de setembro

Capa