15202912083430.png
EVENTO

Festival Gastronômico 'Cottura' faz sucesso e vende mais de 9 mil pratos em Nova Trento

Foto: Fotos: Luciano Dias

O Cottura - Festival Gastronômico de Nova Trento, que encerrou no último domingo, 17, foi considerado pela organização, um sucesso de público e degustação dos menus que foram criados exclusivamente para o evento. Nas três semanas do festival foram comercializados 9063 pratos, nos 13 estabelecimentos participantes entre restaurantes com serviço à la carte e buffet, uma cervejaria, vinícolas e cafés.

"Essa foi a primeira edição de um sonho que há muitos anos planejávamos fazer na cidade e o resultado superou as nossas expectativas, pelo empenho dos estabelecimentos em preparar os menus e pelo grande público que veio experimentar a nossa gastronomia e conhecer histórias contadas em cada prato que era servido", lembrou o vice-presidente da Associação Neotrentina de Turismo - Neotur, André Aladeu Orsi.

Preparação

Participaram do Cottura os estabelecimentos Torento Sushi Bar; Pousada Cantina Italiana; Pousada Portal do Vígolo; Restaurante Morro da Cruz; La Torre do Vinho Vô Luiz; Vinícola Castel; Bar e Cancha do Pinho; Vinhos Girola; Cervejaria Al Fero Birrificio; Pizzaria Mantoanelli; Churrascaria Dalla Brida; Natalina Pousada e Restaurante e Pizzeria Iggio e Ivete. Durante os meses que antecederam o festival, os participantes se prepararam com uma programação preparatória de capacitações e rodas de conversas com os especialistas do Sebrae.

"Nossos especialistas têm como meta orientar e integrar produtores, restaurantes e consumidores, para valorizar os produtos locais e catarinenses, e assim, reconhecer a identidade, história e memória de Nova Trento por meio de sua gastronomia", destacou o gerente da Regional Foz do Sebrae, Alcides Sgrott Filho.

O COTTURA - 1º Festival Gastronômico de Nova Trento foi uma realização da Prefeitura de Nova Trento, Secretaria de Turismo de Nova Trento e Neotur - Associação Neotrentina, contou com a orientação e apoio técnico do SEBRAE Santa Catarina, através do programa Cidade Empreendedora. A primeira edição, teve o patrocínio do Sicredi e também contou com o apoio da CDL.

Incremento no turismo

De acordo com o Secretário de Cultura e Turismo de Nova Trento, Rodrigo Bonecher, neste período de Páscoa, mesma data em que foi realizado o Cottura, "a cidade já conta com um grande fluxo de turistas que visitam os dois Santuários, de Santa Paulina e de Nossa Senhora do Bom Socorro. Além disso, o município ainda realizou a La Terza Pasqualina, que também atraiu um grande número de pessoas para a cidade e, ainda segundo o secretário, o Festival Gastronômico de Nova Trento completou esse roteiro, gerando um incremento no número de visitantes".

E se depender dos visitantes, a cidade já está entre os Roteiros Gastronômicos preferidos de Santa Catarina, como destacou a professora bahiana Gabriela Cordial, que estava na cidade a passeio. "Estou com a minha mãe e estamos encantadas. Nós visitamos cinco estabelecimentos". "Chegamos na sexta-feira e já fomos em alguns locais. Hoje viemos comer massa e ainda vamos conhecer outros locais. Achamos tudo uma delícia", completou a turista de Florianópolis, Priscila Andrade.

Os moradores de Nova Trento destacaram a movimentação e o orgulho que o Cottura despertou, em revisitar os estabelecimentos já conhecidos por eles e experimentar os pratos que foram criados para o evento.

"Acho que o Cottura provocou uma interação social, principalmente, com clientes locais e regionais, melhorando a frequência do público com prestadores de serviços. Foi um sucesso e atingiu resultados gratificantes", opinou o morador Aloísio Lenzi, militar da aeronáutica aposentado.

"Percebemos nele - no Festival - profissionalismo (...)Tudo foi impecável... Eu como moradora de Nova Trento percebi, claramente, que movimentou a cidade. Todos querendo provar os pratos ou todos os serviços envolvidos, mas o turista também percebeu esse movimento e compareceu. Isso é um orgulho pra nós, saber que a cidade pode oferecer algo tão rico, de tamanha qualidade e num nível de cultura tão elevado", destacou a jornalista, Vanessa Ruberti.


AVISO: Espaço livre! Para comentários realizados através de terceiros, o jornal se baseia na Lei 2.126/2011 (Marco Civíl da Internet) e dá garantia a liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, nos termos da Constituição. O jornal não se responsabiliza por comentários de terceiros

Continue lendo




ULTIMAS NOTÍCIAS

16121836959090.png
Capa
EDIÇÃO IMPRESSA
Ler agora!
jr.png

| | insta

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809


EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 01 de setembro

Capa