15202912083430.png
EVENTOS

Festa do Trabalhador Rural movimenta interior de Tijucas

Por Daiane Valentin / Jornal Razão
Foto: Lorran Barentin/JR

Um trabalho que, por vezes, não é visto, mas que garante os alimentos que chegam diariamente à nossa mesa.

Todas as manhãs, agricultores de Tijucas acordam bem cedinho, para começar a rotina do campo.

Plantio, cultivo, colheita. Para quem vê de fora, o processo é simples. Mas só os trabalhadores rurais sabem o valor de seu trabalho.

"Nós temos que trabalhar para mais tarde ser reconhecidos porque fizemos algo pelo pessoal lá da cidade", afirma seu Ivo Luiz Ancini, agricultor da localidade de Campo Novo, no interior de Tijucas.

O ofício vem de família e o amor pelo campo está enraizado. O pai de seu Ivo também era agricultor. Aos 63 anos, ele afirma categoricamente: "Se eu sair daqui estou morto, esse é o nosso paraíso".

Rosa Maria Ancini, de 57 anos, esposa de Ivo, ressalta que os alimentos não industrializados têm qualidade e diversidade. "O que nós queremos aqui nós temos: feijão, batata doce, bergamota. Sem veneno, tudo orgânico".

Ivo e Rosa são casados há 42 anos e juntos cultivam mais de 5 hectares de terra, onde os principais plantios são de pitaya e bergamota, além de outras frutas, legumes e vegetais. "Só vamos parar de trabalhar quando Deus nos chamar", afirmam.

Assim como seu Ivo e dona Rosa, muitos trabalhadores rurais garantem a continuidade da produção de alimentos.

Reconhecimento

No intuito de reconhecer o trabalho do agricultor tijuquense, o município realiza neste final de semana a Festa do Trabalhador Rural.

Odirlei Resini, secretário de de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, conta que durante a festa os trabalhadores terão a oportunidade de expor e vender seus produtos.

Queijos, ovos, milho, pães, doces caseiros, mel, frutas e verduras serão comercializados em todos os dias da festa.

"Os visitantes poderão provar e comprar produtos da nossa terra, com a mais excelente qualidade, produzidos no campo".

Paula Regina da Silva, secretária de Cultura, Juventude e Turismo, destaca que o grande número de agricultores mostra a força da produção em Tijucas.

"Estamos promovendo a festa com o objetivo maior de valorizar esses trabalhadores. Também queremos torna-la uma tradição do município, trazendo visitantes para conhecer nossas belezas e movimentar a economia", afirma.

A Festa do Trabalhador Rural começa nesta sexta-feira (13) e vai até domingo (15). Além da feira do agricultor, os secretários das pastas envolvidas garantem que a tradicional roda de viola e apresentações musicais e culturais irão agitar o interior de Tijucas.

A estrutura foi montada no trevo de acesso às localidades de Campo Novo e Oliveira, em frente ao Restaurante do Titen.

Também haverá brincadeiras gratuitas e passeio de charrete. Na abertura, nesta sexta (13), será realizada uma apresentação de boi de mamão, manifestação folclórica típica do litoral do estado de Santa Catarina.

O mês de maio marca o encerramento e início de safras. No dia 25 é comemorado o Dia do Trabalhador Rural no Brasil.

Atrações musicais

Sexta-feira (13)

André e Cristiano, às 19h

Sábado (14)

Anauany e Vitória, das 10h às 13h

JJ Show, das 13h às 16h

Adriano Valentin, das 16h às 19h

Baile com Alcinei e Sandro, às 21h

Domingo (15)

Lipe Machado, das 11h às 14h

Duetou, das 14h às 17h

AVISO: Espaço livre! Para comentários realizados através de terceiros, o jornal se baseia na Lei 2.126/2011 (Marco Civíl da Internet) e dá garantia a liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, nos termos da Constituição. O jornal não se responsabiliza por comentários de terceiros

Continue lendo




ULTIMAS NOTÍCIAS

16121836959090.png
Capa
EDIÇÃO IMPRESSA
Ler agora!
jr.png

| | insta

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809


EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 01 de setembro

Capa