nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 21 de fevereiro

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


Brincando de contar histórias

PARABÉNS, MÃE CLEUSA!

No dia de seu aniversário, Mãe Cleusa de Iansã faz previsões para o ano de 2020.


Hoje, dia 4 de dezembro, é comemorado o dia de Iansã e também é o dia do aniversário da sacerdotisa Mãe Cleusa de Iansã, chefe da Terreira Vó Maria e Rainha Maria Padilha das Almas, localizada em Sorocaba de Fora no interior de Biguaçu.

Como será 2020?

O ano de 2020 será um ano de bastante prosperidade. É bom que o povo comece a acreditar mais em si próprio. A vida é boa, hoje é muito fácil de se viver. Será um ano bom, mas algo estranho sempre vai acontecer....

E nos estudos? 

Quem for fazer faculdade em 2020, que tente fazer de Direito ou Medicina. É muito bom. Com essas faculdades, chegarão mais rápido aos objetivos.

Qual orixá regerá 2020? 

O ano será regido por Xangô. Será um ano de muita Justiça. O povo hoje em dia é muito sábio e inteligente. Será um ano de políticas. Um ano de muita trovoada, muita chuva, temos que se cuidar bastante pra não cair em coisas neutras.

Como serão as eleições em 2020? 

Esse ano a força masculina grita mais alto em tudo. Amo as mulheres, todas as mulheres do mundo, mas em poderes, os homens vão brilhar mais do que as mulheres esse ano. Haverá muitos homens na política. Será mais para homens se eleger do que mulher. Bastante homens e menos mulheres.

2020 será marcado pela morte de celebridades? 

Hoje em dia não podemos falar muita coisa. Tudo é um problema. Não podemos falar muito, mas esse ano teve algo estranho na saúde de artistas, mas ano que vem terá bem mais. Eu não queria que fosse nada disso, mas a vida é assim.

Um conselho da Mãe Cleusa 

"O conselho para 2020 é o povo acreditar em si próprio e naquela pessoa que convive. O marido tá com a mulher, a mulher com o marido, vamos caminhar de mãos dadas, fazer planos juntos. Hoje é tão bom ser feliz! Por que não ser feliz? Respeite ao próximo, sua esposa, seu esposo. Esse ano vai ser muito bom para estudantes e para a família. Ano de muitas mulheres grávidas! Mulheres que não podem ter filho? Esse ano vão ter. Tenho certeza. É um ano de muita água, muita chuva, com muita força de pai Xangô. Quem já tem filho vai ter de novo, também."

O que mudou na religião afro 

Vocês, jovens, que entram na religião africana, estão entrando com muito estudo. Quando eu comecei, em 1969, tinha Exu fazendo bananeira. Hoje não pode fazer, porque é gravado, vai pra internet e vira piada. Hoje em dia não se vê médium sem dente! Antigamente tinha muito médium com roupa não tão boa, os rapazes hoje em dia estão todos de terno e gravata. As moças muito bem arrumadas! Antigamente os jovens tinham que ser mais velhos para ter a proteção dos santos. Hoje em dia os pais trazem os filhos. Foi difícil abrir meu terreiro, as mulheres que comandavam a Umbanda em Santa Catarina não queriam deixar porque eu era menor de idade. Na época abriu cinco ou seis terreiros, alguns pais de santos já faleceram, oro muito pelos que já foram para o andar de cima.

Mãe Cleusa deve se aposentar? 

"Sim. Meu filho que vai comandar meu terreiro. Ele e minha nora. Eles nasceram aqui dentro. Quero que comande da mesma forma que eu comandei. Eu incorporava e meus Orixás davam mamadeira pro meu filho. Botava no colo, incorporada, e cuidava do meu filho. Hoje meu filho é casado, um homem de muito respeito."

Ser caridoso é importante? 

"A caridade está dentro do coração e da sabedoria espiritual. Já ajudei muita gente! Não quero ser mais do que ninguém, mas a sabedoria espiritual é muito boa. Estou sempre ajudando a quem precisa. Muitas meninas tiveram os filhos dentro de minha casa. Essas crianças já são pai de família. Os pais, quando sofrem na vida, trazem os filhos para cá, e os filhos nunca chegam a sofrer isso que os pais sofreram."

Existe muito preconceito com a religião afro? 

"Não tem racismo coisa nenhuma! Acabou essas coisas de racismo, de gordo, de magro, este preconceito não existe mais. Vai de ti querer dar ouvido para bobagens. A religião afro começou com negros, mas os brancos, vendo que a religião carrega muito poder, vieram receber os protetores. Por isso hoje a religião é mista. Começou conosco, nós, pessoas de cor negra. Minhas bizas me ensinaram muito sobre o respeito da caminhada espiritual. O jeito delas era muito submissa aos brancos e aos ricos. Hoje o povo entende melhor a religião.

As mais lidas do dia

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.