nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 04 outubro

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


SÃO BENTO DO SUL

Nos Roteiros do Quiriri

NATUREZA. Nossos viajantes se encantam com a beleza de um dos maiores circuitos de cicloturismo do país

Por Narbal, Christiane E Pedro Andriani

Dando continuidade aos roteiros alternativos de verão chegamos a São Bento do Sul, no Planalto Norte Catarinense. Muitas pessoas podem perguntar: Por que Sao Bento? A resposta vem um tanto quanto inusitada: Chris na época em que apresentava o seu Programa de Televisão Intransit ja havia andado pela região. Além do que, esta cidade serrana figurava na sua memória através das disputas ferrenhas entre o punhobol daqui e de Blumenau, sua terra natal, time o qual seu pai era um dos protagonistas. Rivalidade alemã em jogo.

Colonização europeia a parte, entramos em contato direto com Luiza, diretora de Turismo, e fomos convidados para conhecer os Roteiros do Quiriri, um consórcio formado entre os municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Corupa. A iniciativa visa impulsionar todo o potencial turístico da região.

Acompanhados pela guia Sibele, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da história da antiga Estrada Imperial Serra Dona Francisca, seus casarios centenários e seus simpáticos moradores. Foi assim que chegamos a casa da amável senhora Hildegard e sua família, onde hospeda na sua própria casa turistas, e para nossa surpresa cicloturistas que ali chegam para fazer o famoso Circuito das Araucárias. Considerado um dos melhores roteiros cicloturísticos do Brasil, o circuito percorre paisagens deslumbrantes de toda a região por mais de 240 kms pedalados, principalmente por caminhos secundários.

A exemplo do lendário Caminho de São Tiago de Compostela, entre a França e a Espanha, o circuito todo sinalizado indica local de paradas e pernoites em todo o trajeto, carimbando numa espécie de cartilha os locais alcançados. Para os desavisados vai uma dica: preparem bem as pernas, pois o sobe e desce do relevo acidentado da região não perdoa. Contudo, sem sombra de dúvidas, as paisagens e a culinária típica e farta da região compensam qualquer esforço.

As bicicletas e sua história

E falando em bicicleta, assunto que adoramos, fomos convidados no dia seguinte a conhecer o Sun Hunters Bike Land, um dos maiores encontros de bicicleta do Brasil, realizado nas dependências da Fazenda Evaristo, no município de Rio Negrinho. Ciclistas de todas as partes do Brasil chegam à cidade para aproveitar (e pedalar) durante dois dias pelos belos caminhos de toda a região.

Guiados também pelo diretor de Turismo da cidade, Nicolas, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais a fundo a história de um dos maiores polos moveleiros de Santa Catarina, suas belezas naturais, e também um pouco de sua rica cultura. Destaque à visita a grande Represa de Volta Grande, com seus campings e chalés convidativos a beira do imenso lago, e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária Regional de Santa Catarina (ABPF). Além de ser referência nacional na conservação e restauro de locomotivas tipo "Maria Fumaça", a ABPF realiza mensalmente um passeio concorrido e lotado que percorre a serra, desde a cidade até Corupá, retornando no dia seguinte.

Próximo trecho

Ainda nos Roteiros do Quiriri, rumaremos a Campo Alegre e Corupá, compartilhando com vocês todas as belezas de uma linda e hospitaleira região catarinense.

Agradecimentos

A diretora de Turismo de São Bento do Sul, Luiza e sua parceira Sibele, aos hotéis Lar Filadelfia e Pousada Miraflor, pela hospedagem em São Bento, ao Bistro Downtown e Pizzaria Napolitana, pela alimentação em São Bento. Ao Hotel Araucária, que nos hospedou em Rio Negrinho, e ao Restaurante Arte Caseira e Café Cedro Rosa, com a nossa gratidão pelas saborosas refeições.

Imagens


As mais lidas do dia

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.