nas-redes.png

EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 04 outubro

Capa
Capa

EDIÇÃO IMPRESSA


COSME E DAMIÃO

A velha história das infinitas perseguições a fé dos homens

A incrível Missão de São Cosme e Damião, e a importância para astronomia mundial

Por Chris, Narbal e Pedro

Santos São Cosme e Damião, os irmãos gêmeos, santos da igreja católica, em nome da fé ajudaram a salvar muitas vidas, através do exercício da medicina. Por este mesmo exercício, pelo uso de ervas medicinais nas suas curas foram perseguidos, considerados bruxos, e tiveram suas cabeças cortadas.

Estávamos chegando agora a Missão Jesuítico Guarani Paraguaia que homenageou os patronos da medicina contemporânea. Mas, a vocação desta redução ia muito além, mais do que o céu e as estrelas. Foi ali que o padre argentino Boaventura Soares, começou a fazer as primeiras observações astronômicas da América que se tem registro.

Considerado como sendo o primeiro astrônomo do nosso continente, o padre Boaventura começou a observar primeiramente o movimento dos astros com instrumentos vindos da Europa. Porém, a curiosidade dele e dos indígenas os levaram a fazer seus próprios instrumentos de observação cósmica, onde bambus viravam telescópios.

As lentes eram preparadas na própria missão, algo improvável para a época. Foi através destas observações e anotações, que o padre escreveu o primeiro ulnário, uma espécie de livro de registros e observações, entre 1730 e 1740, considerado o mais antigo no novo continente. Essa ânsia na busca por entender melhor o espaço, tinha tudo a ver com a crença católica, já que todo o universo era uma criação de Deus.

A precisão do relógio solar que até hoje existe na redução impressiona, dando uma diferença de apenas alguns minutos se comparado aos relógios atuais. Mas, o ponto alto sem dúvida ainda estava por vir. Assessorados por um guia e um astrônomo fomos convidados a conhecer um telescópio instalado, e ver de mais pertinho toda a magnitude do céu. Literalmente, entre o céu e as estrelas, podemos ver muito próximo e com extrema nitidez, por exemplo, os anéis de Saturno. Sem sombra de dúvidas, esta imagem jamais sairá de nossas cabeças, e principalmente da cabeça do nosso pequeno Pedro. Desde então ele sonha com mais uma profissão, dentre as tantas já escolhidas: ser um astronauta.

Cosme e Damião foram presos e mortos por serem considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Mediante esta acusação, a resposta uníssona dos gêmeos era sempre: "nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!" e completavam dizendo que adoravam o criador do céu e da terra.

Acreditamos que a homenagem tinha tudo a ver com essa redução ímpar.

Próximo trecho

Iremos em direção a Missão de São Ignácio Guazu, e suas incríveis oficinas de lutieria, afinal de contas, a música foi fundamental no processo de criação de todas as reduções na nossa linda Ameríndia!

Imagens


As mais lidas do dia

jr.png

| | insta |

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809

 

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

 

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.