15202912083430.png
AVENTURA

O vento conectando pessoas ao esporte e à natureza

Por Narbal
Foto: Divulgação

Na linda Praia de Macapá, no município de Luís Correia, Piauí, no menor litoral do Brasil, vimos como um esporte pode aproximar pessoas, imprimir responsabilidade socioambiental e envolver toda uma comunidade.

Por indicação conhecemos a Vânia, proprietária de uma pousada local e amante do kite surf, e um projeto relacionado ao esporte e à preservação do meio ambiente.

O KiteConnect não se restringe apenas a ensinar e dar acesso a este esporte restrito a poucos, devido ao alto custo dos equipamentos, mas também envolver toda a comunidade em ações que visem a melhoria e preservação da natureza privilegiada do local.

Atividades como coleta regular de lixo nas praias, mangues e na comunidade, além do replantio de espécies típicas de manguezal nas regiões mais afetadas pelo avanço do mar estão entre as prioridades dos jovens nativos do local.

Afinal de contas, a Praia de Macapá está entre os lugares da costa brasileira ameaçada de desaparecer durante a subida dos mares, nas atuais mudanças climáticas pelo qual nosso planeta vem passando devido à ganância e imprudência do homem para com a Grande Pacha Mama.

Este esporte já levou muitos dos jovens nascidos ali a conhecer outras partes do mundo. O fato é que fomos adotados pela pequena e linda comunidade, repleta de gente boa e acolhedora.

Nesses encontros tivemos a oportunidade de ficar amigos do mítico Big Z e toda sua família, do Helder da Pousada Recanto dos Poetas, da Marli, do restaurante homônimo e do Mike e da Belém da Pousada Kiterinha.

Através destas pessoas pudemos conhecer profundamente toda a comunidade e nos sentirmos, mesmo que por pouco tempo, "moradores locais". Mais uma vez, o kite surf fez-nos conectar com pessoas, com o mundo e com o meio ambiente.

Em memória de Big Z

Infelizmente após nossa partida deste local, tivemos a triste notícia da partida prematura no nosso amigo carismático Big Z.

De energia e alegria ímpar e contagiante, Big Z juntamente com sua esposa Conceição gerenciam dois restaurantes, sendo um deles a famosa Churrascaria do Big Z, onde segundo ele carneiro e outras carnes assadas, "...só na Ana Maria Braga e aqui no Big Z!!!".

E nosso amigo não teve oportunidade de ir na apresentadora local, mas sua simpatia e seus sabores sempre vão estar conosco a partir de agora. Boas ondas aí em cima Big Big.

Onde ficar e comer

Além da famosa panelada (dobradinha), bode, e outras carnes típicas locais do Big Z, o Restaurante da Marli é uma ótima opção para quem busca uma comidinha bem feita, com extrema qualidade.

Agora quando o assunto é hospedagem a Pousada Recanto dos Poetas gerenciada por Helder e família é uma ótima opção com preços justos. Outra opção é a Pousada Kiterinha, gerenciada pelo suíço Mike e sua esposa argentina Belém. Além de confortável, você pode conseguir ótimas dicas relacionadas ao local e ao Kite Surf.


Imagens

AVISO: Espaço livre! Para comentários realizados através de terceiros, o jornal se baseia na Lei 2.126/2011 (Marco Civíl da Internet) e dá garantia a liberdade de expressão, comunicação e manifestação de pensamento, nos termos da Constituição. O jornal não se responsabiliza por comentários de terceiros

Continue lendo



ULTIMAS NOTÍCIAS

16121836959090.png
Capa
EDIÇÃO IMPRESSA
Ler agora!
jr.png

| | insta

Quem somos | Mapa do site | Webmail | Painel de controle

Copyright © 2017 Jornal Razão - Tijucas SC
Todos os direitos reservados.


Whatsapp
(48) 8453-0809


EDIÇÃO IMPRESSA

Sexta, 01 de setembro

Capa