38 anos.png
OPINIÃO

Coisas que falam para iludir você

'Jegues não pensam: e votam mal...'

Por Natália Sartor


(Foto: Divulgação)/

1- Tudo passa.

Boa parte das situações pode até passar, mas nem sempre teremos essa sensação. Às vezes acaba na matéria, mas se eterniza na alma. Às vezes inicia no dia do nascimento e termina no da morte (que espaço sobra para comemorar a passagem?). Se tudo passa, o que demora mais leva junto um importante pedaço seu - não raro a alegria.

2- Deus ajuda quem cedo madruga.

Será que é por isso que existe tanto artista famoso, rico e feliz? Deus não os ajuda? Sim, pois não é segredo que a maioria dos shows acontece à noite e engole a madrugada. Nos outros casos, seria um Deus parcial que "ajudaria" apenas quem produz durante o dia?

3- Na foto ela está com sobrepeso e cicatrizes, mas esse é o corpo da mulher real.

Agora a mulher magra, sem cicatrizes e marcas, não é real? Essa preconceituosa afirmativa visa criar um padrão de realidade e esnobar belezas que não se adéquem a ele. Você está no seu peso ideal, ou abaixo dele, não fez cesariana, nem tem estrias: então você não é real. Quando receber os boletos, já pode justificar: não vou pagar, pois sou um robô.

4- Cada um colhe o que planta.

Tem engraçadinho sabotando as sementes. Já vi gente plantando ódio e colhendo cargos, plantando mentira e colhendo tapinhas amistosos, plantando traição e colhendo amizade, plantando lealdade e colhendo facada nas costas, plantando a lei e colhendo um tiro, plantando cultura e colhendo pobreza.

Mas aí vem mais uma para (tentar) complementar essa:

5- Ele (a) fez o mal a vida toda, nunca pagou, mas olha que morte trágica!

Conheço mais pessoas boas que tiveram mortes trágicas do que pessoas ruins. Ah, ele fez, mas pagou, olha o quanto sofreu pra morrer! E aqueles que cuidaram da saúde, foram caridosos, humanitários, combateram injustiças, porém sofreram mais reveses do que seria suportável sequer imaginar; depois, ainda por cima, sofreram na época da morte?

6- Se não fosse tudo o que você passou, não seria quem é hoje.

Verdade. Mas poderia ser alguém bem melhor. Não fosse a traição, poderia ser menos amargo. Não fosse a pobreza, poderia auxiliar mais pessoas. Não fosse a queda, poderia ser menos medroso. Não fosse o trauma, poderia ser menos angustiado. Não fossem aqueles vídeos de positividade que você assiste todo dia, poderia ser mais realista.

7- A mentira tem perna curta.

Acho longuíssimas as pernas da mentira: tem quem finja que governa e seja reeleito; há quem minta fidelidade para a esposa, para o marido, e permaneça casado até morrer, sem rastro de desconfiança; existe até (e esses em grande quantidade) quem minta tão bem para si mesmo que nunca se pegue no flagra. A mentira e a sua gêmea hipocrisia são as duas sacanas que ostentam as mais longas pernas que eu já vi. Curtas são as da honestidade; se não forem, alguém as cortará.

8- De pensar morreu um burro.

E de não pensar morreram milhões de jegues. Jegues não pensam: e votam mal. Não pensam: e atravessam a rua sem olhar para os lados. Não pensam: e não usam camisinha. Não pensam: e juram que a terra é plana. Não pensam: e saem dizendo que vacina mata. Não pensam: e dão credibilidade a ditados populares.Z

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711