38 anos.png
EDUCAÇÃO

A Covid ou o Covid?

Por Katia Zílio

Em tempos de pandemia, novos termos chegaram para fazer parte do cotidiano. COVID 19 ou Corona vírus... Feminino ou masculino?

Será o COVID ou a COVID? Como a Academia Brasileira de Letras se referiu à pandemia "da COVID 19" podemos deduzir que o gênero é feminino. Não há ainda um consenso sobre isso, mas sendo já citada dessa forma pela Academia, acredita-se que prevaleça como feminino.

Já a Academia espanhola explicou que se admite o gênero feminino por acompanhar a palavra "doença" que também é feminina.

Independente do gênero, sabemos que a COVID 19 tem feito muitas vítimas e acometido sintomas leves ou graves a milhares de pessoas.


O mundo mudou e a pandemia é uma das responsáveis por isso. Nossas relações de trabalho, de amizades e de circulação sofreram uma grande ruptura.

Novos hábitos, como o uso de máscara, diferentes gestos, como o cumprimento de cotovelos são hoje uma realidade até então impensada.

É hora de traçar estratégias de convivência saudável e respeitosa que preserve a vida, é hora de nos cuidarmos sem descuidar de nossas amizades, nossa família, nosso trabalho e escola.

Que a Armadilha da Língua nos ajude a pensar e viver em tempos tão diferentes. Que sejamos nós a refletir como ser melhor a cada dia, sem armadilha para ninguém.

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711