38 anos.png
OPINIÃO

O uso de conectores e a coerência

'Para escrever sobre um determinado tema, é necessário estruturar o texto em três partes...'

Por Katia Zilio

Todos desejam escrever com coerência e, principalmente, apresentar argumentos que ajudem o leitor a compreender o que quer dizer.

Além de ter repertório para escrever sobre um determinado tema, é necessário estruturar o texto em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Para articular os parágrafos e os períodos e as frases é importante usar conectivos, isto é, palavras ou expressões que ajudam a formar a unidade do texto. Esses termos permitem que se construa uma sequência de ideias possibilitando a articulação ente elas. O uso de conectores pode facilitar a estruturação do texto e ajudam na compreensão da temática.

Há diferentes tipos de conectivos de acordo com a relação que eles estabelecem com os elementos da frase ou oração. Muitos deles são conjunções, mas há também advérbios, pronomes e expressões que ajudam a relacionar os termos ou partes do texto.

Quando fazemos um texto podemos ter dificuldade em introduzir ou mostrar a relevância de um certo termo. Aí podemos usar: primeiramente, em primeiro lugar, antes de mais nada... entre outros.

Para dar sequência ao texto podemos nos valer de palavras que indicam continuidade: depois, na sequência, em seguida, logo que...

Ou ainda conectivos que indicam conclusão, resumo e recapitulação: por isso, assim, então, logo, enfim, portanto (usado pela personagem no terceiro quadrinho), em conclusão, em síntese...

Mais importante é ter o que dizer... Porém como fazê-lo é imprescindível... Que a Armadilha da Língua possa ajudar a dizer... Sempre!

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711