38 anos.png
OPINIÃO

Dietas na pandemia

'O que você quer para você? Conversa com seu espelho?'

Por Sulísia Westphal Román

Balança 

Mesmo sob pressão das restrições e aglomerações, no último feriado, Finados, subi a Serra/ Curitibanos, para visitar a família. Sempre precisamos de algum item de farmácia. Toda farmácia geralmente tem uma balança. Como faço de costume, toda vez que uma balança está disponível, subi! O número que eu vi exatamente ali, foi um número que eu nunca havia visto para o meu peso. Cheguei a me virar para conferir se tinha alguém pisando em simultâneo. Acredito que foi logo que saí de um farto churrasco em família. Mesmo assim, esses números eu nunca mais queria ver. Eram muito diferentes do habitual. Após os cinquenta anos intensifiquei os cuidados com a alimentação saudável. Custei acreditar que oito meses em teletrabalho, sentada tantas horas, mesmo caminhando uma hora diária, tivessem resultado parecido.

Decisão e novidades

Descendo a Serra, contemplando as belas paisagens, decidi pela primeira vez na vida que farei uma dieta para readquirir o meu peso. Foi então que novas palavras passaram a fazer parte da minha rotina: Low carb, dieta cetogênica, jejum intermitente. Até o início de novembro eram desconhecidas. Recentemente continuo agregando mais novidades: o xilitol, a farinha de amêndoas, o cacau 100% e consegui um mini bolo assado em três minutos no microondas. Para muitos com certeza nenhuma novidade. Confesso estar encantada com tantas inovações em minha vida. Parecia um bolo mágico e que está incluído na dieta. (foto) Receita abaixo.

Em conversa com a nutróloga mais um up sobre os benefícios desta alimentação.


Faceirice

Três semanas depois o efeito é impressionante. Já eliminei alguns quilos, mas a leveza de maneira geral é incrível. Pude conhecer uma característica chamada determinação. Não fugi à regra em nenhum momento. Estou experienciando trocar os carboidratos, os lacticínios e os açúcares, "tão gostosos e ricamente presentes quando se passa o dia sentada" por frutas, verduras e proteínas.

Aqui estou caminhando para a quarta semana e compartilhando com você algo que eu imaginava ser completamente impossível. Nunca me imaginaria estar tão bem diante de uma restrição alimentar deliciosa como pães, massas, pizzas e biscoitos. Posso afirmar ser possível. Evidentemente faço acompanhamento de meu quadro de saúde e de avaliações corporais.


Motivação

Até hoje nunca havia sido motivada por alguém. Eliminar peso parece sempre algo muito difícil, impossível. Por isso estou aqui motivando você! Vá em busca. Hoje existem muitas possibilidades, muitas dietas recomendadas para cada caso. Igualmente muitas delícias substitutivas. Não há necessidade de sermos radicais/extremistas "sofredoras" para sempre. Precisamos de determinação.

O que você quer para você? Conversa com seu espelho? Suas roupas estão apertando? Aí dentro de você a determinação pode ter vez e voz? Deixe-a fluir e seja feliz.


Bônus: Alguns dados preliminares:

Low carb: é versão mais leve da dieta cetogênica, que por sua vez restringe drasticamente o consumo do macronutriente e o substitui por gordura.

Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/alimentacao/dieta/dieta-low-carb-veja-como-funciona-e-quais-alimentos-sao-permitidos.

Dieta Cetogênica: o nome vem da cetose, espécie de queima da gordura induzida pelo corte radical nos carboidratos.

Veja mais em https://www.uol.com.br/vivabem/alimentacao/dieta/dieta-cetogenica.

Jejum intermitente: Um método de emagrecimento usado para intercalar períodos de jejum com períodos de alimentação. O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e com isso haja uma perda de massa gorda. Similar com os citados.




RECEITA DO BOLO MÁGICO (Dra. Simone)

INGREDIENTES

1 colher de cacau 100%

1 banana amassada

1 ovo

1 colher (sopa) de farinha de amêndoa

1 colher (chá) de fermento

nozes picadas

Misturar tudo e levar por três minutos no micro-ondas em um recipiente a seu gosto.

COBERTURA

1 colheres (s) de cacau 100%

1 colher (s) de cacau 50%. Ou se preferir podem ser as duas de cacau 100%.

Misture com duas colheres de creme de leite e cubra salpicando nozes.

Bom apetite! 

Jornal "A Semana" | Rua Daniel Moraes, 50, bairro Aparecida | 89520-000 | Curitibanos | (49) 3245-1711